Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Dia do Rádio: Saiba mais sobre a Rádio Universitária da UFPI

Dia do Rádio: Saiba mais sobre a Rádio Universitária da UFPI

Nesta sexta-feira (13) é celebrado o Dia Mundial do Rádio. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), celebra a primeira emissão de um programa simultâneo para um grupo de seis países, pela United Nations Radio. Mesmo sendo um dos meios de comunicação mais antigos do mundo e com os constantes avanços tecnológicos, o rádio continua a atingir uma grande parcela da população no mundo inteiro. Além de proporcionar momentos de lazer e entretenimento aos ouvintes, o rádio é uma importante ferramenta de difusão de informação e conhecimento.

Rádio Universitária da UFPI

A Rádio Universitária da Universidade Federal do Piauí (UFPI), iniciou a sua transmissão em 2008, em caráter experimental, sendo inaugurada oficialmente em 2011, com programação jornalística e cultural produzida pelos estudantes de Jornalismo da Instituição. Atualmente, a Rádio Universitária possui uma programação voltada ao jornalismo, à cultura e às artes, através de programas direcionados à comunidade em geral, tendo como prioridade na sua programação musical a MPB e a música regional. A rádio é veiculada através da frequência FM 96,7 MHz e pelo site http://fmufpi.net.

Alunos do Curso de Comunicação Social durante apresentação do Programa Microfonia

Fazem parte da grade de programação da Rádio Universitária da UFPI, os programas Gira Poesia, Universitária Esportiva, Direto com o Reitor, Música e Notícia, Som Diferente, Sintonia Jurídica, Educando Consciências, Gestão e Negócios, Clube do Vinil, Jornal da Universitária, Revista Universitária, Microfonia, Balaio Pop e Repórter Cigarra, sendo este último desenvolvido pelos alunos do Curso de Comunicação Social durante as aulas práticas da disciplina de Radiojornalismo, ministrada pelo Prof. Dr. Paulo Fernando Lopes, diretor da emissora.

Ricardo Sousa, técnico de som

Estrutura da Rádio Universitária 96,7 MHz

A FM UFPI tem uma potência de 5 kilowatts e abrange cidades próximas a capital piauiense e municípios do leste do Maranhão. O projeto de implantação da rádio iniciado em 2008 recebeu investimentos de cerca de R$ 224 mil. O prédio da rádio possui 168m² de área construída, 202m² de área de cobertura na telha termoacústica e 724m² de estacionamento. O edifício, localizado entre a Biblioteca Central e o Centro de Ciências da Educação (CCE), possui estúdio de produção e gravação, centrais técnicas, divisões de jornalismo, manutenção e tecnologia, além de salas de diretoria e administração.