Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Reitoria
Início do conteúdo da página

Reitoria

Imprimir
Última atualização em Quarta, 11 de Janeiro de 2023, 12h34

Reitorgildasio-2.png

Reitor Gildásio Guedes Fernandes (2021-2024)

Gildásio Guedes Fernandes, professor titular da Universidade Federal do Piauí (UFPI), possui graduação em Matemática e em Educação Física, mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com ênfase em Tecnologias Digitais.

Publicou artigos científicos, 3 livros, 8 capítulos de livros e esteve em mais de 25 eventos nacionais e regionais.

Foi diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN) da UFPI e do então setor de Informática/Núcleo de Tecnologia de Informação, atual Superintendência de Informação, e chefe dos departamentos de Informática, Estatística e Matemática.

Criador do projeto de fundação do Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead) da Universidade Federal do Piauí, em 2006, foi o precursor da educação a distância no Piauí, permanecendo no cargo de diretor do Cead por 14 anos.

Representou o Ministério da Educação (MEC) quando membro do Conselho Diretor da UFPI, por dois mandatos. Também representou as Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste no Conselho das Universidades em Rede (UniRed) e foi membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), por um mandato, representando a UFPI.

Quando diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN), implantou os bacharelados em Computação, Matemática, Química, Física e Biologia, e as licenciaturas específicas nas áreas de Matemática, Química, Física e Biologia.

Na direção do então Setor de Informática, hoje Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), interligou todos os campi da Universidade com a Intranet e instalou os primeiros 452 pontos de internet. Projetou mais 548 pontos futuros, um total de mil pontos de internet, grande avanço para a época.

Como diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead/UFPI), implantou os 18 primeiros cursos de graduação EAD na UFPI, operando hoje em 48 municípios do Piauí e dois da Bahia.

Na pandemia, apresentou proposta de ensino remoto e, com apoio de uma equipe de professores do Cead e da UFPI, garantiu curso de formação para docentes e monitores, viabilizando as aulas do ensino de pós-graduação e capacitando cerca de de 70% dos docentes da UFPI para o uso das tecnologias digitais.

Com o reconhecimento da sociedade e de órgãos do Piauí, recebeu a Medalha Colar do Mérito "Conselheiro Jesualdo Cavalcanti", do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, a Medalha da Escola Judiciária do Piauí “Desembargador Tomaz Gomes Campelo” e foi contemplado com o Diploma de Amigo da Polícia Militar do Piauí.

Acumulando títulos e homenagens, foi condecorado como benfeitor do Tribunal Regional do Estado do Piauí.

Em outras importantes representações, foi membro do Conselho Superior da Fundação de Apoio a Pesquisa (Fapepi).

Atualmente é membro do Conselho Superior do Sebrae Piauí, Reitor da UFPI e coordenador da Rede Nordeste de Reitores das Universidades filiadas à Associação Nacional de Dirigentes das Universidades Federais (Andifes).

Veja currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4278906426912439

 

E-mails 

 (para solicitação de audiências)

 

Telefones

(86) 3215-5510; 3215-5511; 3215-5512;

 

Chefe de gabinete: Carminda Luzia da Fonseca Reis Silva

(86) 3215-5512

E-mail:

Fim do conteúdo da página