Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Hospital Universitário promove campanha de doação de sangue

Hospital Universitário promove campanha de doação de sangue

O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), está promovendo uma campanha de doação de sangue, por meio da sensibilização da sociedade teresinense para o ato de doação como ação para salvar vidas. As doações acontecem no próximo dia 20, de 8 às 17 horas, no Hospital Universitário.

O objetivo da campanha é conscientizar a população em relação à necessidade das doações e, ainda, despertar a solidariedade das pessoas. "O HUPI, sensibilizado com as necessidades do Hemopi, resolve promover uma campanha de doação de sangue visando a um melhor atendimento à população teresinense que necessita desta terapêutica", ressalta o Chefe do Setor de Apoio Terapêutico do Hospital Universitário, Professor Antônio Machado.

Antônio Machado destaca ainda que cerca de 30 profissionais do HUPI, entre médicos, professores da UFPI, técnicos de enfermagem e técnicos de laboratório, estão envolvidos para propiciar o êxito da atividade.

Brasil - Dados divulgados pelo Ministério da Saúde no final de 2014 indicam que são coletadas no Brasil cerca de 3,6 milhões de bolsas/ano, o que representa 1,8% da população doando sangue. Nos últimos anos, o Ministério trabalha para aumentar este índice. Em 2012, reduziu a idade mínima dos doadores, passando de 18 para 16 anos, desde que com autorização do responsável.

O que é preciso para doar:

• Ter entre 16 e 69 anos (menor de 18 anos apresentar Termo de Consentimento assinado pelo responsável legal);
• Pesar a partir de 50 kg;
• Estar saudável e alimentado;
• Apresentar documento oficial com foto.

Antes de doar:

* Dormir bem a noite anterior à doação;
* Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da doação;
* Alimentar-se bem, evitando alimento gorduroso;
* Aguardar 2 horas após o almoço, para doar;
* Não fumar 2 horas antes e 2 depois da doação.