Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertura do Simpósio Internacional Tecnologias Midiáticas e Subjetividades

Abertura do Simpósio Internacional Tecnologias Midiáticas e Subjetividades

Mesa de honra na cerimônia de abertura do Simpósio Internacional Sobre Tecnologias Midiáticas e Subjetividades

Na noite dessa segunda-feira (13), foi realizada a abertura do Simpósio Internacional Sobre Tecnologias Midiáticas e Subjetividades (SINTMS), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí. Estiveram presentes na cerimônia o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFPI) Prof.ª Dr.ª Ana Regina Rêgo, a Chefe do Departamento de Comunicação Social Prof.ª Dr.ª Ana Maria Rodrigues, a Coordenadora do Curso de Comunicação Social Prof.ª Dr.ª Cristiane Portela e representando a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Prof.ª Dr.ª Rosa Lina Gomes.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, destaca a importância do evento para a comunidade acadêmica

Durante a cerimônia de abertura, o Reitor da UFPI Prof. Dr. José Arimatéia frisou a importância de trazer eventos desse porte para a comunidade acadêmica: "Desde que assumimos a reitoria há dois anos, passamos a apoiar fortemente a realização de eventos na UFPI. É muito importante essa troca de experiências entre os nossos professores e professores de outras instituições, seja do Brasil, seja de fora do país. E também a oportunidade de complementar a formação dos nossos estudantes com a vinda desses professores de outras regiões e de outros países, com certeza os estudantes que participam desses eventos são estudantes que saem diferenciados da universidade".

A cerimônia de abertura contou com a apresentação de acadêmicos do Curso de Música da UFPI, interpretando o hino do Piauí. Em seguida foi realizada a palestra intitulada "O outro como mistério da comunicação. Enigmas de eros, do rosto e do feminino", ministrada pelo Professor Ciro Marcondes Filho, Pós-Doutor pela Université Stendhal-Grenoble III na França, e professor titular da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Prof. Ciro Marcondes Filho ministrou a palestra "O outro como mistério da comunicação. Enigmas de eros, do rosto e do feminino"

Essa é a terceira visita do professor à capital do Piauí: "Eu vejo com muito entusiasmo o que vocês fazem aqui no Piauí. Eu acho que é um dos polos que nós mais apostamos em termos de desenvolvimento da área da pesquisa e dos estudos. Os estudos estão muito sintonizados com que a gente faz no sul, que por sua vez está competindo muito com o que é produzido na Europa e nos Estados Unidos. Então eu acho que em termos de Brasil, vocês tem essa possibilidade ou estão nessa condição de estarem equiparados com o que a gente faz, ou seja, serem interlocutores mesmo, a gente não vem aqui pra ensinar, a gente vem aqui discutir com vocês por causa do que vocês já produziram", declarou o professor Ciro Marcondes.

Prof. Dr. Gustavo Said, coordenador e idealizador do evento

O Simpósio Internacional Sobre Tecnologias Midiáticas e Subjetividades é organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação, Subjetividade e Identidade do Curso de Comunicação Social da UFPI, coordenado pelo Prof. Dr. Gustavo Said. "O simpósio nasceu das discussões dentro do Grupo de pesquisa em Comunicação, Subjetividade e Identidade, nós vínhamos há tempos pensando esse evento como uma forma de chamar atenção das pessoas para a importância do tema que é a relação entre as tecnologias de mídia e a subjetividade, pois cada vez mais as pessoas estão utilizando tecnologias de mídia e isso impacta na forma como a subjetividade de cada um de nós vai sendo gestada e desenvolvida nessa relação", destacou o professor Gustavo Said, coordenador e idealizador do evento.

O Simpósio Internacional Sobre Tecnologias Midiáticas e Subjetividades acontece dias 13 e 14 de outubro no Campus Ministro Petrônio Portela da UFPI

A programação do evento continua hoje (14), a partir das 8 horas, com a oficina "Transmetodologia e pesquisa digital: um relato de experiência de pesquisa em comunicação", ministrada pela Prof.ª Dr.ª Lívia Nery. No período da tarde acontece a mesa-redonda "Subjetividade e mídia hoje: relatos de pesquisa", às 16h30, no Auditório do CCE, com as pesquisadoras Prof.ª Dr.ª Monalisa Xavier, Prof.ª Dr.ª Marta Azevedo e a mestranda em Comunicação pelo PPGCOM/UFPI Nina Cunha. Em seguida, ocorre a palestra "Tecnototemismo: a subjetividade tecnológica", ministrada pela Prof.ª Dr.ª Lauren Colvara. A palestra de encerramento acontece às 19h30, no Auditório do CCE, com o tema "Dispositivos confessionais como exacerbações de (auto)vigilância nas Redes Sociais-Internet", ministrada pelo Prof. Dr. Pedro Russi, Pós-Doutor pela Universidad de Navarra, na Espanha.