Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto Consciência se planta realiza plantio de mudas de árvores na UFPI

Projeto Consciência se planta realiza plantio de mudas de árvores na UFPI

Na manhã da última quinta-feira (16), aconteceu a primeira etapa da execução do projeto de plantio "Consciência se planta", organizado pelo Movimento de Estudante para Estudante e pelo Grupo Ambientalista Os Verdes do Piauí, em parceria com a Prefeitura Universitária (PREUNI) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O Projeto "Consciência se planta" é organizado pelo Movimento de Estudante para Estudante e pelo Grupo Ambientalista Os Verdes do Piauí

Aberta à comunidade, a programação ocorreu no estacionamento do novo Centro de Ciências da Natureza (CCN 2) e contou com a presença de alunos e gestores da universidade, bem como estudantes de outras instituições de ensino. Na ocasião, foram plantadas 60 mudas de árvores, doadas pelo Sistema de Desenvolvimento Urbano (SDU) Centro-Norte, e por viveiros da capital. Para Kaio Campelo, coordenador do Grupo Ambientalista Os Verdes do Piauí, o projeto Consciência se Planta segue uma ideia de se plantar não apenas a muda em si. "A muda é um símbolo, um marco de um momento que aconteceu, a intenção é se plantar uma ideia de preservação, de cuidar, de respeitar o que é meu, o que é seu e o que é dos outros", afirma.

Kaio Campelo, um dos organizadores do Projeto e coordenador do Grupo Ambientalista Os Verdes do Piauí

Matheus Soares, graduando em biologia pela UFPI e professor da Escola Estadual Monsenhor Melo, levou seus alunos para assistirem e participarem do plantio. "Como professor de biologia, sei que o nosso clima está mudando e quis mostrar para eles que algumas atitudes tomadas no dia-a-dia podem reverter esse quadro. Com esse plantio tencionamos arborizar o local, e através disso, as crianças, vendo nossa iniciativa, podem espalhar essa ideia, para pouco a pouco mudarmos a realidade do nosso clima", destaca.

Matheus Soares, graduando de Biologia pela UFPI e professor da Escola Estadual Monsenhor Melo

A Prefeitura Universitária disponibilizou a área para o plantio, apoio com a limpeza, abertura das covas, e um carro pipa para irrigação das mudas. Agenor Rocha, representante da PREUNI, ressaltou a importância de projetos como esse. "Nós tínhamos a demanda, não tínhamos ainda como executar, eles nos procuraram e firmamos essa parceria. Ainda temos mais áreas por arborizar, e após essa primeira etapa, pretendemos expandir esse projeto juntamente com seus idealizadores", explica.

Carro pipa disponibilizado pela PREUNI

Dando sequência ao projeto de arborização, outro espaço localizado também no CCN 2 foi disponibilizado, para a realização da segunda etapa do plantio.

Confira mais fotos do evento.

Confira o vídeo: