Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PARFOR/UFPI é destaque nacional

PARFOR/UFPI é destaque nacional

O projeto "Nas asas do Gonzagão vou descobrindo o Sertão" da Prof.ª Tânia Maria Vieira de Carvalho, aluna do Curso de Artes da UFPI, difundiu pintura, música, leitura e, principalmente, promoveu o cultivo da cultura nordestina. O trabalho só foi possível por conta das contribuições do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da UFPI. A exposição dos resultados aconteceu no I Encontro Nacional do PARFOR, em setembro de 2011, ano em que a UFPI foi selecionada entre os participantes de todo o país para apresentar seus resultados.

O programa desenvolvido pela instituição piauiense é considerado pela Capes um exemplo de boa administração, e esse aspecto já foi destacado diversas vezes durante visitas da equipe à Universidade e por ocasião dos encontros realizados em Brasília. O prestígio do PARFOR tem sido traduzido através de inúmeros convites que a Coordenadora Geral na UFPI, Profª Glória Ferro, tem recebido para participar de reuniões de trabalho na Capes e em eventos de âmbito nacional.

A UFPI voltou a ganhar destaque em junho de 2013, durante o II Encontro Nacional do PARFOR promovido em Brasília. Na ocasião, a Prof.ª Glória Ferro foi convidada pela Capes para ser uma das palestrantes do evento que reuniu cerca de 200 participantes entre professores, alunos e coordenadores do programa de todo o país. Na sua apresentação, a professora compartilhou experiências exitosas na gestão do PARFOR/UFPI, discutiu a extrema importância do apoio recebido da administração superior e ressaltou que o trabalho coletivo desenvolvido pela equipe do PARFOR/UFPI tem sido a principal estratégia para enfrentar os inúmeros desafios na formação de professores no Estado do Piauí.

Em decorrência do reconhecimento da gestão exemplar do PARFOR/UFPI, a Capes escolheu a UFPI para sediar o I Encontro Norte Nordeste do PARFOR nos dias 05 e 06 de dezembro de 2013. O evento, que teve como tema "O PARFOR e o compromisso com a redução das assimetrias regionais'", reuniu representantes do programa nas regiões Norte e Nordeste do país. Na oportunidade, houve a elaboração e aprovação da Carta de Teresina, documento que contém a identificação dos problemas do PARFOR nas regiões Norte e Nordeste, e proposições de melhorias para o programa.

Dando sequência ao último encontro, foi realizado no dia 07 de dezembro o III Seminário de Iniciação Científica do PARFOR/UFPI, no Espaço Cultural Noé Mendes, objetivando, a partir da apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso, difundir o intercâmbio entre graduandos dos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras Inglês e Letras Português (2ª Licenciatura), ofertados nos municípios de Batalha, Floriano, Parnaíba, Picos e Teresina, através do PARFOR. Ao longo da reunião, foram apresentados mais de 360 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de alunos de seis municípios (Batalha, Bom Jesus, Floriano, Parnaíba, Picos e Teresina).

Mais de 360 trabalhos são apresentados durante o III SIC/PARFOR/UFPI

Foto: Renata Gonçalves

Para a Coordenadora Geral de Formação de Docentes da Educação Básica (CGDOC/CAPES), Prof.ª Dr.ª Izabel Lima Pessoa, o evento superou todas as expectativas. "Foi um momento muito bom de reflexão do Programa, que culminou com um espaço de divulgação do conhecimento produzido por esses alunos. Isso é extremamente importante, a divulgação científica, ou seja, isso matiza o que se quer com um programa de formação de qualidade", afirmou.

A experiência dos Seminários de Iniciação Científica promovidos pela UFPI através do PARFOR tem sido divulgada pela equipe da Capes em todos os eventos relativos ao Programa. Recentemente, no I Encontro Nacional FORPROF/FEPAD, que ocorreu nos dias 15 e 16 de setembro de 2014, em Brasília, na sede da Capes, e na I Reunião Técnica de Formação de Professores, ocorrida em 25 de setembro de 2014 no auditório APPM em Teresina, a experiência exitosa do PARFOR/UFPI foi novamente destacada pelos assessores da Capes.

O reconhecimento do modelo exemplar de gestão do PARFOR na UFPI tem resultado em diversos convites para socialização de experiência em eventos locais e estaduais. A Coordenadora Glória Ferro foi convidada para participar de eventos na UFMA (São Luís) e na UFPA (Pará) e recentemente recebeu convite para palestrar em mais 2 (dois) eventos importantes: I Encontro Estadual do PARFOR em Cuiabá-Mato Grosso (31/10) e I Seminário de Socialização e Avaliação da Ação do PARFOR na UERN em Mossoró - Rio Grande do Norte (05/12).

"O grande número de cursistas aprovados em concursos públicos no âmbito estadual e local, inclusive em processos seletivos da nossa instituição, e a melhoraria dos indicadores de educação da nossa população, de modo geral, nos impulsiona a continuar a zelar pela formação dos profissionais da educação básica no nosso estado," destacou a Prof.ª Glória Ferro.