Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Controle da cisticercose é tema de workshop na UFPI

Controle da cisticercose é tema de workshop na UFPI

Você sabe o que é cisticercose? A cisticercose é uma doença causada pela ingestão acidental dos ovos da Taenia solium, uma espécie de platelminto. Os indivíduos com teníase possuem em seu organismo a forma adulta da tênia, liberando ovos destes animais juntamente com suas fezes, podendo contaminar a água, os alimentos ou as mãos. Assim, ao se ingerir os ovos da T. solium, este parasita se encaminha do trato digestório à corrente sanguínea, alojando-se em órgãos como cérebro, olhos, coluna ou músculos.

A região infestada determinará a gravidade da doença. Um cisticerco localizado no cérebro, por exemplo, pode causar dores de cabeça, convulsões, confusão mental e até morte sendo, obviamente, o caso clínico mais grave. Alojada na coluna e região muscular, causa dor e dificuldades de locomoção e na região ocular, distúrbios visuais e até cegueira.

O período de incubação da doença pode variar entre 15 dias a anos após a infecção, podendo também, nunca se manifestar. O tratamento será de acordo com a localização dos cisticercos, período de contaminação e estado de saúde do paciente.

Workshop para o controle da cisticercose

Com a proposta de divulgar na UFPI e em demais instituições superiores do Estado do Piauí as técnicas sorológicas e moleculares no diagnóstico e controle da teníase e cisticercose, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED), realizaram entre os dias 06 e 09 de outubro, o Workshop "Rede CYTED para o Controle da Cisticercose por Taenia Salium na Ibero-Latino América (NCC-ILA)", aberto a estudantes e profissionais ligados à saúde pública e veterinária. O evento aconteceu no Laboratório de Sanidade Animal (LASAN), no Centro de Ciências Agrícola (CCA).

Segundo a Prof.ª Dr.ª Ivete Mendonça, organizadora do evento, "É um tema de grande importância para os estudantes e profissionais da saúde pública, pois uma das fases do parasita que causa a doença cisticercose, acomete o homem com diversos problemas neurológicos", afirmou.

Medidas preventivas da cisticercose:
-Não defecar ao ar livre;
-Lavar sempre as mãos, principalmente antes de se alimentar e após usar o sanitário;
-Não utilizar fezes humanas, nem esgoto como adubo;
-Não irrigar horta com água de rio;
-Lavar bem as frutas e verduras antes de ingeri-las;
-Tomar água apenas se estiver tratada ;
-O acompanhamento médico dos portadores de cisticercose e teníase são as principais formas de evitar seu contágio e o de outras pessoas a curto e a longo prazo.

Fonte: Brasil Escola