Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Ação Social: UFPI realiza evento de recepção dos novos alunos

Ação Social: UFPI realiza evento de recepção dos novos alunos

Na tarde da última quarta-feira (01), foi realizado o evento "Ação Social: a UFPI acolhe os novos estudantes", no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí. Com o objetivo de recepcionar os alunos ingressantes na UFPI. O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAEC), em parceria com as demais Pró-Reitorias.

De acordo com a Pró-Reitora da PRAEC, Prof.ª Dr.ª Cristiane Batista, a Ação Social já existia nas gestões passadas, mas neste ano, a Pró-Reitoria resolveu ampliar o evento, com atrações não só da Universidade, mas também de órgãos externos, como a Fundação Municipal de Saúde, a Ordem dos Advogados do Brasil e o Tribunal Regional Eleitoral. "O objetivo do evento é acolher os alunos e familiarizá-los a UFPI, mostrando o que a Instituição tem a oferecer. Engajar o jovem no envolvimento com a comunidade", informou.

Prof.ª Dr.ª Cristiane Batista, Pró-Reitora da PRAEC

Segundo a Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, Reitora em exercício, "é importante que o aluno ingressante se sinta acolhido. A Ação Social é um momento que apresentamos, acolhemos e mostramos aos alunos os serviços oferecidos pela Universidade", declarou.

Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, Reitora em exercício

Durante o evento, houve apresentação de outras Pró-Reitorias da UFPI, como a Pró-Reitoria de Graduação, apresentando trabalhos de alunos da Universidade, que consistiam em atividades com enfoque no coletivo, para mostrar o compromisso da Instituição com a comunidade. No estande da PREG, houve apresentação das funções exercidas pela Pró-Reitoria e distribuição de folders informativos sobre serviços gerais durante a graduação, como processos de matrícula e monitoria.

Os novos alunos aproveitaram a Ação Social para conhecimento e socialização com os novos colegas de classe e de curso. "Achei muito bom o evento porque me permite conhecer a Universidade e também outros colegas de curso e alunos de outros cursos também, interagir com todos", conta Camila Magalhães Amaral, estudante do primeiro período do curso de Pedagogia.

A Fundação Municipal de Saúde realizou palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis e prevenção. O Tribunal Regional Eleitoral apresentou o Projeto "Justiça Eleitoral e Cidadania". Segundo o Presidente do TRE, Desembargador Edvaldo Pereira de Moura,"Nos oferemos para lançar o projeto aqui, como em outras instituições de ensino e em outras cidades do interior do estado, para enfatizar a importância do voto livre e consciente para exercício da cidadania e melhoria do quadro político nacional", afirmou.

Desembargador Edvaldo Pereira de Moura, Presidente do TRE

Confira mais fotos do evento: