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Curso de Matemática da UFPI celebra 51 anos de dedicação ao ensino e à pesquisa

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Última atualização em Terça, 07 de Mai de 2024, 15h14

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Professor do Curso de Matemática, Antonio Kelson Vieira da Silva, ministra aula para estudantes da graduação

O curso de Matemática da Universidade Federal do Piauí (UFPI) está presente desde a criação da instituição e, neste ano de 2024, a graduação celebra 51 anos de existência, marcando mais de cinco décadas de excelência acadêmica, consolidando seu papel fundamental na formação de profissionais qualificados e na promoção do conhecimento matemático. Mas afinal, você conhece a origem do curso? 

A origem do curso surge, após o pernambucano Geraldo Soares de Souza concluir sua graduação em 1969 na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ele foi convencido por seu orientador de iniciação científica a adiar, temporariamente, seu sonho de continuar seus estudos na pós-graduação para vir ao Piauí em 1970. Nesse mesmo ano, juntamente com a professora Geraldina Soares de Souza e o Padre José Nogueira Machado, eles implantaram o curso de Licenciatura em Matemática e Física na Faculdade de Filosofia do Piauí (FAFI).Com um total de 45 candidatos aprovados para os dois cursos. 

Após isso, no ano de 1973, o curso foi incorporado à recém criada Universidade Federal do Piauí (UFPI) quando a primeira turma foi formada e o então Reitor Hélcio Ulhôa Saraiva através da Resolução 30/73 de 28 de setembro de 1973, criou o Departamento de Matemática.

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Professor Geraldo Soares, considerado o pai da Matemática na UFPI. Foto: Arquivo Pessoal

Considerado o pai da matemática na UFPI, o professor Geraldo Soares passou aproximadamente três anos no Piauí, apesar do pouco tempo, ele contribuiu significativamente para a comunidade acadêmica de matemáticos no estado.

Atualmente o Departamento de Matemática conta com melhorias na estrutura física e na oferta de três modalidades de ensino: Bacharelado diurno, Licenciatura diurno e Licenciatura noturno. Além da oferta de três cursos de graduação, o Departamento apresenta dois mestrados, um acadêmico, e outro profissional, e ainda o doutorado acadêmico.

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Momento de participação de estudantes na aula

O graduando de Matemática e Presidente do Centro Acadêmico, Marcelo Ayrton, relata a importância do curso para as descobertas científicas. “O curso de matemática é importante, porque a matemática está em todo lugar, desde calcular contas na vida diária até fazer descobertas científicas. Celebrar esse dia nos lembra da importância da matemática na vida acadêmica e na sociedade em geral”, pontua.

Além disso, o curso oferece uma variedade de oportunidades de pesquisa e projetos para os alunos interessados em explorar áreas específicas da Matemática durante sua formação. Um desses projetos é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), disponibilizado pela Universidade, proporcionando aos estudantes a chance de se envolverem em pesquisas acadêmicas de alta qualidade.

O Coordenador do curso de Graduação em Matemática, Joel Rabelo, destaca que o centro promove uma compreensão mais ampla e uma apreciação pela disciplina entre os alunos que não têm uma afinidade natural com a disciplina e que recentemente iniciou um projeto. “O Curso de Matemática começou recentemente um projeto de ofertar uma disciplina básica que dá apoio ao aluno naqueles conteúdos de ensino fundamental, conteúdo esse que muitos ingressantes chegam ainda com alguma dificuldade. Acreditamos que sanadas as dificuldades o aluno tenha um melhor rendimento/aproveitamento no seu curso”, relata.

O curso oferece também Programas de Pós-Graduação para incentivar os alunos a aprofundarem seus estudos e se engajarem em pesquisa avançada em Matemática.

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Faixada do prédio da pós-graduação

Cada um dos Programas de Pós-Graduação da Matemática na UFPI se concentra em alguns tipos de linha de pesquisa, o mestrado acadêmico é dividido em cinco dessas linhas de pesquisa: Geometria Diferencial, Otimização, Análise, Matemática Aplicada, e Geometria e Topologia. O doutorado acadêmico possui apenas três: Análise, Geometria e Topologia, e Matemática Aplicada.

Já o mestrado profissional se divide em cinco áreas de concentração: Álgebra, com linhas de pesquisa direcionadas a Teoria dos Números e Geometria Algébrica; Análise Matemática, com pesquisa em Análise Funcional e Equações Diferenciais Parciais; Ensino de Matemática, dividida em Ensino Básico de Matemática e Ensino Universitário de Matemática; Geometria e Topologia com Sistemas Dinâmicos e Geometria Diferencial; e Matemática Aplicada, com linhas de pesquisa voltadas para a Otimização e Análise Numérica.

O curso também oferece linhas de pesquisa para incentivar os alunos. O Coordenador do Mestrado Profissional de Matemática, Jurandir de Oliveira Lopes, detalha cada uma delas.

1. Matemática na Educação Básica e suas tecnologias

Essa linha tem como objetivo garantir uma compreensão sólida dos conceitos matemáticos essenciais para o ensino de Matemática da Educação Básica. Ela busca promover a relevância da Matemática no cotidiano e em futuras carreiras, proporcionando uma base para estudos posteriores em campos relacionados. Essa linha abrange a integração dos conceitos matemáticos da Educação Básica, concepção e utilização de tecnologias (softwares, aplicativos, recursos online, dentre outros), tornando o aprendizado da Matemática mais envolvente e prático.

2. Formação de Professores de Matemática da Educação Básica

As pesquisas realizadas nessa linha focam na preparação e capacitação dos Professores de Matemática da Educação Básica. Esse processo de formação visa dotar esses profissionais com os conhecimentos matemáticos sólidos, necessários para desempenharem com excelência o papel de ensinar Matemática. Envolve o estudo aprofundado da Matemática, bem como a compreensão das necessidades e desafios dos alunos para enfrentarem desafios acadêmicos e cotidianos que requerem competência matemática, enquanto estabelece uma base sólida para futuros estudos e aplicações em diversas áreas da vida e carreira. Além disso, essa linha busca promover a atualização constante e o desenvolvimento profissional contínuo, para que os Professores de Matemática da Educação Básica estejam preparados para enfrentar as demandas em constante evolução da sala de aula e contribuir para o crescimento acadêmico de seus alunos

3. Divulgação e popularização da Matemática da Educação Básica 

Essa linha de pesquisa se concentra na divulgação científica, com foco na Matemática, e em seu impacto no aprendizado e interesse na área. Ela explora tópicos como a comunicação científica na internet e sua relação com a tecnologia digital, a criação de Laboratórios de Matemática nas Escolas, e como visitas guiadas a museus e institutos de pesquisas científicas relacionadas à Matemática influenciam no interesse pela área. O objetivo é tornar a Matemática mais acessível para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Para isso, incentiva a participação em competições matemáticas, como as olimpíadas, que estimulam o pensamento crítico e o raciocínio lógico. Além disso, busca popularizar a Matemática por meio de eventos, exposições, workshops e recursos digitais, tornando os conceitos matemáticos mais aplicáveis ao cotidiano.

A matemática está em todo lugar, desde calcular contas na vida diária até fazer descobertas científicas. Embora pareça difícil entender a disciplina, ela ajuda a resolver problemas e a pensar de forma criativa. A matemática é usada em muitas áreas, como ciência, tecnologia e economia, tornando-se uma ferramenta importante para o mundo moderno.

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