Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Dia da Dança: há 30 anos Projeto de Extensão da UFPI promove espetáculos à comunidade

Última atualização em Segunda, 29 de Abril de 2024, 08h14

Corpo de Dança da UFPI de 1998 - Foto: Arquivo Pessoal

O Dia Internacional da Dança é comemorado anualmente em 29 de abril, uma data que celebra as expressões e particularidades do ser  humano  por meio do movimento. Há 30 anos o Projeto de Extensão de Educação Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI) oferece, à comunidade acadêmica e à própria sociedade piauiense, espetáculos de dança em diferentes estilos, desde o folclórico ao contemporâneo.

Intitulado "Corpo de Dança da UFPI", o projeto de extensão da disciplina conta com duas edições, a primeira versão foi desenvolvida entre os anos 1994 e 1998 e a segunda, de 2014 a 2016. Ao todo, participaram em média 35 alunos, de diferentes cursos da UFPI.

Para Janete de Páscoa, professora da disciplina de Dança do curso de Educação Física e coordenadora de projetos na área, esse contato com o movimento corporal é importante na formação dos futuros profissionais da área por introduzir a linguagem da dança como expressão histórica e cultural da humanidade.

D:JANETE 2021PROGRESSÃO FUNC-titularFOTOS DEFESA TITUALRCORPO DE DANÇA 2.jpg

Corpo de Dança da UFPI de 2016 - Foto: Arquivo Pessoal

"Instaura debates sobre a dança como manifestação de culturas populares, clássicas, modernas e contemporâneas de maneira relacionada à Educação Física", destacou a professora.

A disciplina de Dança apresenta aos acadêmicos de Educação Física as dimensões pedagógicas do movimento, a influência na educação e na cultura brasileira. Naely Nascimento, graduanda do curso, aprendeu através da disciplina o significado de liberdade e expressão pessoal.

"Meu primeiro contato com essa forma de expressão tão valiosa [a dança] veio com o ballet. Com o tempo desenvolvi um amor intenso pela capoeira, uma forma de defesa e uma dança que salvou escravos e acredito que salva vidas. Através da disciplina de dança descobri que ela tem mil utilidades, que é a maior expressão do seu eu mais puro e que independente de qualquer dificuldade que você tiver, você pode dançar, porque ela é para todos. Dançar é libertador", destacou Naely.

Naely praticando capoeira - Foto: Arquivo Pessoal

Contato com a dança

Segundo Janete, a dança é abordada na disciplina como a arte do movimento e da expressão humana, onde a estética e a musicalidade prevalecem quando comparados às demais formas de arte. Dessa forma, é possível desenvolver uma habilidade para resolver problemas através do controle dos movimentos corporais, uma via de desenvolvimento de inteligências múltiplas.

Turma da disciplina de Dança, 2023.2 - Foto: Arquivo Pessoal

Will Feitosa está no 8º período do curso de Educação Física e, através da dança, aprendeu não só a lidar com empecilhos, como também aplicar esses fundamentos na vida e trajetória acadêmica.

"A dança me ensina todos os dias algo novo, mas, o que carrego do que já aprendi é sobre fundamentos que pude aplicar na vida diária. Disciplina, foco, firmeza, imposição, empoderamento, respeito próprio e ao próximo, sensibilidade, empatia e, principalmente, me deu a sensação de que eu posso alcançar aquilo que desejo, porque sonhos são totalmente palpáveis quando são renomeados de objetivos, tendo em vista que sonhos são janelas para almejar o que é inalcançável, e objetivos são portas para caminhar ao que se busca alcançar", disse Will.

Will em apresentação de dança - Foto: Arquivo Pessoal