Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PRPG realiza acolhida de 1ª estudante com deficiência auditiva do PPG em Letras

PRPG realiza acolhida de 1ª estudante com deficiência auditiva do PPG em Letras

Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2024, 08h48

WhatsApp_Image_2024-04-04_at_17.28.20.jpeg

Reunião realizada na PRPG teve por intuito acolher discente com deficiência auditiva e prestar assistência a demandas solicitadas

No dia 4 de abril, a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí (PRPG/UFPI) realizou a recepção e se reuniu com Maria Alice de Sousa Rocha, a primeira discente surda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL). A reunião aconteceu com o intuito de buscar alternativas para melhorar a acessibilidade e resolver a problemática da falta de intérpretes.

A Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, professora Regilda Moreira-Araújo, declarou sentir felicidade com a entrada da nova aluna e assegurou que trabalha para garantir a inclusão. “Nós, da pós-graduação, estamos muito felizes com a entrada dela no Mestrado, isso engrandece a Universidade. Queremos cada vez mais abrir oportunidades para inclusão de todos”, afirmou. Ela ressaltou também que realizar a recepção da aluna é de extrema importância e que as devidas providências para resolver os problemas apresentados estão sendo tomadas.

Na oportunidade da reunião, a professora Regilda Moreira-Araújo acrescentou a colaboração de diferentes setores com o intuito de prestar assistência à estudante. "Entramos em contato com a Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento da UFPI, que em nome da Professora Antônia Dalva, está empenhada em ajudar a PRPG a resolver esta necessidade, assim como o professor Marcelo dos Anjos, Coordenador do PPGEL", frisou.

A discente, Maria Alice, falou a respeito de como tem sido sua experiência no Mestrado que começou há duas semanas. “Tem sido estimulante, porque, quanto mais pesquiso, mais quero buscar para compreender o processo através dos conceitos, de funcionalidade e de metodologia. Entretanto, tem sido um desafio obter aprendizado nas salas de aulas. Como não há acessibilidade, por falta de intérpretes, não é possível assimilar os conhecimentos que os professores passam, não é permitida a comunicação simultânea para a interação e o compartilhamento de conhecimentos ”, disse.

Para a aluna, várias possibilidades para resolver a problemática foram apresentadas durante a reunião. “Minha expectativa é que a PRPG retorne com boas notícias para a resolução, que realmente promovam a assistência de forma minimamente satisfatória e permanente”, declarou.

Segundo a orientadora de Maria Alice no Mestrado, professora Leila Rachel Barbosa, destacou como tem sido feito o acompanhamento da pós-graduanda. “As aulas no mestrado começaram há duas semanas e ainda não há intérpretes de Libras nas disciplinas em que ela está matriculada. As atividades de orientação e participação em reuniões com o grupo de pesquisa têm sido interpretadas por voluntários, meus outros orientandos, o que está bem longe de ser o ideal”, discorreu.

A professora orientadora ainda ressaltou que é necessário que haja soluções permanentes para a situação. "Estamos no aguardo e confiando que a Administração Superior da UFPI vai agir de maneira rápida e adequada. Maria precisa compreender e ser compreendida para que seu mestrado aconteça de forma brilhante, como já sei que ela pode fazer”, expressou.

WhatsApp_Image_2024-04-04_at_17.28.20_1.jpeg