Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Núcleo de Educação Física da Residência Pedagógica da UFPI publica livro sobre experiências docentes

Última atualização em Quinta, 04 de Abril de 2024, 15h41

O Núcleo de Educação Física do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Piauí (UFPI) publicou neste mês de abril o livro “Experiências do ensinar: a formação docente em Educação Física no Programa de Residência Pedagógica da UFPI”. O livro foi publicado pela Acadêmica Editorial, é uma produção open acess e encontra-se disponível para download no endereço: https://doi.org/10.29327/5388545. É uma obra organizada pelo Prof. Fábio Soares da Costa, Professor Adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas em Educação (DMTE) e escrita por 15 estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física, residentes do PRP da UFPI.

Segundo o Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica, Cleiton Rocha, o livro serve para compreender que a inserção de estudantes do Curso de Educação Física da UFPI no ambiente escolar é condição de aperfeiçoamento da formação docente destes. O estudo e o desenvolvimento de práticas, métodos e técnicas de ensino de Educação Física no ambiente escolar instauram condições para a melhoria da qualidade da práxis pedagógica em Educação Física Escolar, assim como eleva os níveis/índices de desenvolvimento escolar da escola-campo. “De fato, o processo imersivo que constitui as ações estratégias educacionais do Programa de Residência Pedagógica miram na garantia de um aprofundamento teórico-metodológico do conjunto de saberes e práticas constituídos durante o curso de Licenciatura em Educação Física da UFPI. Neste contexto é que foram desenvolvidas as atividades do Núcleo de Educação Física do Programa de Residência Pedagógica da UFPI”, afirmou.

Este é um livro que articula as aulas de Educação Física Escolar como prática intencional articulada entre docente orientador, professoras preceptoras e residentes pedagógicos, em sua relação com o fazer Educação Física nas escolas a partir de uma práxis reflexiva pode ser percebida nos relatos de experiência apresentados ao longo do livro. “Uma obra que apresenta como núcleo narrativo a cotidianidade das atividades de planejamento, prática pedagógica e avaliação das aulas de Educação Física desenvolvidas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica da UFPI. Por isso, o ofício de ser professor de Educação Física é uma construção edificada nos diferentes saberes pessoais e profissionais, em um olhar atento à realidade escolar e no exercício reflexivo do fazer pedagógico que marcam a constituição desses escritos sobre as Experiências do Ensinar”, destacou o professor Cleiton Rocha.

O lançamento do livro acontecerá no dia 23 de abril, no auditório do Setor de Esportes da UFPI, às 16h, integrando as atividades da EXPO CHÃO DE ESCOLA, que será uma exposição imersiva das atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Educação Física durante o PRP.