Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Engenharia Elétrica da UFPI comemora aniversário de 15 anos

Curso de Engenharia Elétrica da UFPI comemora aniversário de 15 anos

Última atualização em Quinta, 04 de Abril de 2024, 11h37

aniversario_curso_de_eng._eletrica-4.jpgAniversário de 50 anos do curso de Engenharia Elétrica.

Na manhã desta quinta-feira (04) teve início a comemoração dos 15 anos do curso de Engenharia Elétrica do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (CT/UFPI). O evento deve seguir até às 18h, com uma programação composta por mesas-redondas e palestras.

Durante a abertura do evento, a composição da mesa de honra contou com a participação do reitor da UFPI, Gildásio Guedes; do diretor do Centro de Tecnologia da UFPI, Marcos Lira; do coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Otacílio Almeida; do coordenador do Programa  de Pós-Graduação de Engenharia Elétrica, Fábio Barbosa; da representante técnica-administrativa do curso de Engenharia Elétrica, Elinara Barros; do representante de professores do curso de Engenharia Elétrica, Aryfrance Almeida; da representante do Centro Acadêmico do curso de Engenharia Elétrica, Ana Beatriz Brito; e do representante do PET Potência, Samuel Leal.

Na sessão solene, o objetivo do curso de Engenharia Elétrica foi descrito como: “formar engenheiros que sejam capazes de considerar os problemas em sua totalidade, com visão sistêmica de processos em geral”.

Em sua fala, o reitor da UFPI, Gildásio Guedes, falou sobre os avanços significativos que a Universidade tem vivenciado e também mencionou a obtenção de nota máxima no recredenciamento no Ministério da Educação. “Quando eu cheguei aqui na UFPI, tínhamos apenas quatro blocos. Nestes mais de 50 anos de história, a Universidade tem crescido bastante, destacando o avanço de qualificação dos docentes, servidores técnicos, e sobretudo, os nossos alunos”, expressou.

aniversario_curso_de_eng._eletrica-7_copy.jpgReitor da UFPI, Gildásio Guedes.

O curso teve início no ano de 2009. Através da resolução CEPEX 263/09 de 30 de novembro de 2009 teve aprovada a primeira alteração no projeto político-pedagógico. Os objetivos do curso estão centrados na formação de engenheiros eletricistas, com competências técnicas, humanas e políticas que configuram a capacidade de conviver com o outro, a visão crítica e ampla a respeito da sua inserção na sociedade, e a multiplicidade, dinamismo e busca continuada de qualificação. A ideia é formar pessoas e profissionais altamente qualificados, com base adequada para o uso intensivo da ciência e da tecnologia nos seus futuros processos de trabalho.

O diretor do Centro de Tecnologia (CT), Marcos Lira, comentou sobre os professores que fizeram parte da história dos 15 anos da graduação em Engenharia Elétrica. “É importante a gente lembrar que muitos professores que fizeram parte dessa história, muitos alunos não conheceram, mas que deram bastante contribuição para o crescimento do curso. Ainda temos muito a avançar, temos muitas demandas. Somos um curso, quase que completo, e por isso, desejamos ir muito além”, frisou.

aniversario_curso_de_eng._eletrica-6_copy.jpgDiretor do Centro de Tecnologia (CT), Marcos Lira.

Durante sua fala, o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Otacílio Almeida, parabenizou o curso e descreveu esse momento como de “alegria e comemoração”. “Nosso curso tem sido o farol de conhecimento e inauguração, que tem transformado a engenharia no estado do Piauí, e tem gerado conhecimento para os nossos alunos. Esse é o momento de felicidade, é um momento de muita alegria pra nós”, descreveu.

aniversario_curso_de_eng._eletrica-5.jpgCoordenador do curso de Engenharia Elétrica, Otacílio Almeida.