Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Evento de Serviço Social lança livro da EDUFPI “População em situação de rua e questão social no Brasil”

Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2024, 15h58

sem._sit._de_rua-16.jpg

Mesa de honra do evento

Na manhã desta terça-feira (2/4) aconteceu o lançamento do livro “População em situação de rua e questão social no Brasil: contribuições ao debate”, que sai sob o selo da Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI). Na ocasião foi realizado um seminário com a temática da obra, o evento teve como objetivo realizar discussões a respeito das expressões da questão social em tempos de neoliberalismo, por meio da análise sobre o fenômeno da situação de rua, tendo em vista as explorações e contradições que se apresentam na ordem societária do capital. O seminário é uma realização, em conjunto, do Programa de Ações Integradas de Promoção de Direitos Humanos, Sociais e Cidadania - PRAIDIH e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Estado, Direitos e Políticas Públicas – GEDIPO, sendo promovido no Auditório da Pós-Graduação do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL/UFPI).

sem._sit._de_rua-10.jpg

Da esquerda para a direita: Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Solange Teixeira; e Chefe do Departamento de Serviço Social, Rosilene Marques

A professora Rosilene Marques, organizadora do seminário e chefe do Departamento de Serviço Social, comentou a respeito da produção e lançamento do livro. “O livro é justamente o resultado da pesquisa que foi lançada para fundamentar as ações que estão sendo promovidas. Ele foi desenvolvido na primeira edição, entre os anos de 2021 e 2022, e estamos entrando agora já para a segunda edição. Esse seminário vai inaugurar a segunda edição do projeto, mas já estamos com a publicação deste livro, resultado da pesquisa e o conjunto das ações desenvolvidas”, disse.

sem._sit._de_rua-5.jpg

Aluna organizadora, Isamara Maria

A aluna organizadora, Isamara Maria, acredita que o debate seja de extrema importância, devendo ser estudado tanto pelos atuais alunos quanto pelos futuros discentes. “Foi um trabalho a longo prazo de seis anos que constituiu inúmeros artigos publicados, documentos colocados dentro desse livro, relatando essa vida, esse segmento de estudo, o apoio da comunidade, todos os programas responsáveis pela acolhida desses moradores de rua, como o Centro Pop. Além disso, também fomenta um debate de como nós, estudantes e cidadãos, colocamos essa perspectiva como algo de real importância. A gente sabe que as pessoas são subjugadas, elas são marginalizadas, então é muito importante colocarmos esse assunto em pauta, fazer disso uma temática importante, em destaque para que a gente possa não só nos orientar, mas também orientar aqueles que venham depois da gente e também aqueles que vieram antes da gente”, declarou.

A professora Solange Teixeira, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, discorreu sobre a importância da publicação do livro. “Um estudo como esse contribui para efeitos práticos da política pública. Também contribui do ponto de vista da fundamentação teórica, conceitual, da discussão científica e pode ajudar alunos de graduação, de pós-graduação, profissionais especializados. É de uma importância muito grande publicar um livro com essa temática”, explicou.

sem._sit._de_rua-8.jpg

Organizadora do evento e coordenadora do Curso de Serviço Social

A organizadora do evento e coordenadora do Curso de Serviço Social, Teresa Cristina Costa, dissertou. “O livro ‘População em situação de rua e questão social no Brasil: contribuições ao debate’ é produto de uma ação de extensão. Foi desenvolvido e coordenado pela professora Rosilene, com o meu apoio, no sentido da gente discutir as questões que circulam esse público, as problemáticas que eles vivenciam e vivenciaram dentro do contexto pandêmico e do recorte temporal estudado”, elucidou.

Na oportunidade, a mesa de honra do evento foi composta pela professora Edna Goulart, docente do curso de Serviço Social e diretora do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL); profa. Rosilene Marques, Chefe do Departamento de Serviço Social e organizadora do evento; profa. Teresa Cristina Costa, coordenadora do Curso e Serviço Social e organizadora do evento; profa. Yolanda Carvalho Fontenele, chefe da Coordenação de Extensão; profa. Solange Teixeira, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas; Danylo Cavalcante, assistente social, coordenador de Gestão do trabalho da SEMCASPI e Presidente do CRESS-PI; e Gleyson Carneiro, representando os docentes.

O livro está disponível no site da EDUFPI, acesse aqui.

Confira mais fotos:

sem._sit._de_rua-12.jpg