Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Acontece 28º Seminário de TCC do curso de Enfermagem da UFPI

Acontece 28º Seminário de TCC do curso de Enfermagem da UFPI

Na tarde desta segunda-feira (17), o Auditório de Enfermagem e a Sala de Eventos do curso foram cenários do 28º Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O seminário de tema Cuidado, Ética e Compromisso Social: marcas da trajetória da Enfermagem na UFPI é uma realização do Departamento do curso, que promove a iniciativa do seminário desde 2000.

Mesa de Honra (da esquerda à direita): Diogo Barros, Prof.ª Dr.ª Claudete Monteiro, Prof.ª Dr.ª Maria do Livramento Fortes, Prof.ª Dr.ª Benvina Maria Vilar Teixeira, Prof.ª Dr.ª Inês Sampaio

O evento teve início com a mesa de honra composta pela chefe do Departamento, Prof.ª Dr.ª Maria do Livramento Fortes, a coordenadora do curso de Enfermagem, Prof.ª Dr.ª Benvina Maria Vilar Teixeira, pela coordenadora da Pós-Graduação em Enfermagem, Prof.ª Dr.ª Inês Sampaio, pela coordenadora da disciplina Seminário de TCC II, Prof.ª Dr.ª Claudete Ferreira Monteiro, além do membro do Centro Acadêmico, Diogo Barros. Na ocasião, ainda estavam presentes professores do curso, alunos que apresentaram os TCC's, familiares e demais estudantes de Enfermagem da UFPI.

Prof.ª Dr.ª Maria do Livramento Fortes

De acordo com Prof.ª Dr.ª Maria do Livramento Fortes, poucos são os cursos que oferecem um seminário organizado referente aos TCC's. "Temos a satisfação de dizer que a cada ano estamos aprimorando os nossos TCC's, buscando estimular os alunos ao saírem da universidade continuarem as pesquisas e publicarem seus trabalhos'', afirma a professora.

Prof.ª Dr.ª Inês Sampaio

"Os trabalhos de conclusão fortalecem o aprendizado na pesquisa e incentiva para que posteriormente os alunos continuem progredindo na pós-graduação. Neste ano, pela primeira vez, os trabalhos foram apresentados em formato de artigo científico'', explica a Prof.ª Dr.ª Inês Sampaio.

Fernanda de Moura Soares apresentando seu TCC

Para Fernanda de Moura Soares, que apresentou seu TCC com o tema "Contato precoce: vínculo mãe-filho na primeira hora de vida", o momento é de felicidade por estar concluindo o curso. "Meu trabalho é uma revisão integrativa da literatura. Tenho muito interesse pelo tema, gosto de trabalhar com a relação mãe-bebê'', completa Fernanda.

A escolha do tema do 28º Seminário é uma referência ao aniversário de 40 anos do curso de Enfermagem na UFPI. Segundo a Prof.ª Dr.ª Maria do Livramento, ao longo desses anos o curso vem buscando mostrar para a sociedade e a comunidade universitária a evolução da Enfermagem em qualidade por meio do cuidado com a ética e o compromisso.

Ao todo, foram apresentados 15 trabalhos, sete no Auditório e oito na Sala de Eventos do curso. Dentre os temas abordados nos trabalhos, tiveram contato mãe-bebê, vacina HPV, boas práticas à segurança do paciente, matriciamento em saúde mental e outros.