Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Chefe do Setor de Vigilância em Saúde do HU defende tese de doutorado

Chefe do Setor de Vigilância em Saúde do HU defende tese de doutorado

O Chefe do Setor de Vigilância em Saúde do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Márcio Dênis Medeiros Mascarenhas, defendeu tese de doutorado intitulada "Perfil Epidemiológico e Tendências da Morbidade Hospitalar por Causas Externas no Brasil, 2002-2011", junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas em parceria com a UFPI.

Dr. Márcio Mascarenhas com sua orientadora, Profa. Dra. Marilisa Barros (Unicamp)

O estudo enfatizou as características das internações por acidentes e violência (causas externas) nos serviços públicos de saúde do Brasil, com destaque para a análise da tendência em todos os Estados brasileiros, segundo características dos pacientes, duração da internação e letalidade. A pesquisa contribui para a área de Epidemiologia das Causas Externas, ampliando o conhecimento da distribuição desses eventos na saúde da população brasileira e abre espaço para o desenvolvimento de análises mais específicas sobre a morbidade decorrente dos acidentes e violência.

A banca de avaliação foi composta por renomados pesquisadores da área, a começar pela orientadora do trabalho, Prof. Dra. Marilisa Berti de Azevedo Barros (UNICAMP), os membros externos; Profa. Dra. Maria Helena Prado de Mello Jorge (USP) e Prof. Dr. Viriato Campelo (UFPI) -, e os membros internos: Prof Dr. Carlos Correa e Prof. Dr. Gustavo Fraga (ambos da Unicamp). A banca recomendou a publicação de artigos originados da tese e a divulgação dos aspectos inovadores da pesquisa em eventos científicos e na comunidade acadêmica.

Currículo Lattes - Márcio Mascarenhas

Currículo Lattes - Marilisa Berti de Azevedo Barros

Dr. Márcio Mascarenhas com Profa. Dra. Maria Helena Prado Mello Jorge (USP)

Dr. Márcio Mascarenhas com Prof. Dr. Viriato Campelo (UFPI)