Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa de solenidade de premiação da OPQ

UFPI participa de solenidade de premiação da OPQ

O Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi palco, na ultima sexta-feira (14), da solenidade de premiação da Olimpíada Piauiense de Química Edição 2013, e de destaques da Olimpíada Norte-Nordeste.

Abertura da Solenidade de Premiação das Olímpiada Piauiense de Química

A solenidade contou com a presença do Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; do Pro-Reitor de Extensão, Prof. Dr. Miguel Cavalcante; do Coordenador Nacional do Programa Olimpíada Brasileira de Química, Prof. Dr. Sérgio Maia Melo; do Chefe do Departamento de Química da UFPI, Prof. Dr. Edivan Carvalho Vieira; do Coordenador dos Cursos de Graduação em Química das Olimpíadas Piauiense de Química, Prof. Dr. José Milton Elias de Matos; do Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Carlos Alberto Martinez; e do Coordenador da Olimpíada de Química do Rio Grande do Norte, Prof. Dr. Fabiano do Espírito Santo além de estudantes e representantes das escolas participantes e familiares.

Composição da Mesa de Honra

Segundo o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a Universidade sempre deu total apoio ao evento, pois para ele não é só a ciência que ganha futuros pesquisadores, mas sim os estudantes quem ganham e aprimoram os seus conhecimentos. "Todos saem daqui vitoriosos, pois no mínimo tiveram um grande salto em seus conhecimentos", afirmou.

Pronunciamento do Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Para o Coordenador dos Cursos de Graduação em Química das Olimpíadas de Química, Prof. Dr. José Milton Matos, a premiação traz para os estudantes envolvidos uma relação mais aprofundada com a Química, proporcionando assim novas curiosidades. "As olimpíadas despertam ainda mais o interesse pela disciplina. Muitos saem daqui escolhendo a Química como futura profissão", declarou o professor.

,

Alunos premiados da Escola Estadual Ensino Médio Agostinho Brandão e Unidade Escolar Teotônio Ferreira Brandão do município de Cocal dos Alves

Troféu Sonho de Kekulé

A solenidade contou ainda com a entrega do Troféu Sonho de Kekulé. O Prêmio apresenta uma cadeia de anéis cíclicos que vistos numa direção fecham-se entre si e noutro ângulo estão em ascendência.

A cada ano, ao encerrar o evento, placas cravam os nomes dos estudantes e escolas agraciados com medalhas de ouro. A instituição de ensino que detiver por quatro vezes os nomes em sua base fica com o troféu. Em 2014 o Instituto Dom Barreto levou a premiação.

Entrega do Prêmio "Troféu Sonho de KEkulé" ao Colégio vencedor Instituto Dom Barreto