Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa de projeto de alfabetização na Estação Ecológica Uruçuí-Una

UFPI participa de projeto de alfabetização na Estação Ecológica Uruçuí-Una

As atividades de extensão do PET - Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una junto às comunidades da Estação Ecológica (ESEC) de Uruçuí-Una, foi novamente reconhecida pelo Banco Santander e Unisol/Alfasol. Desde o final de 2012 o grupo constatou que os moradores não eram alfabetizados, e passaram a buscar formas de superar este fato, que poderia se tornar um impasse para o pleno aproveitamento das propostas e na busca pela autonomia.

Em março do mesmo ano, o Banco Santander e a Unisol/Alfasol financiaram o projeto de alfabetização de adultos da ESEC de Uruçuí-Una, comunidade Altos, que se tornou mais um projeto e serviu de piloto e inspiração para as novas ações do banco. A continuidade da alfabetização será feita por meio do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), inscrito pela Secretaria de Educação de Baixa Grande do Ribeiro, e o grupo PET irá acompanhar. Neste processo, os conhecimentos e a dedicação da Prof.ª Rosane, da 14.ª Gerência Regional de Educação de Bom Jesus, fizeram toda a diferença.

A grande novidade, agora, é que o Banco Santander decidiu financiar, mais uma vez, as ações de alfabetização de adultos. Será contemplada outra comunidade da ESEC, a Prata, que receberá o aporte de material pedagógico específico e orientação, por meio de encontros, com um consultor/alfabetizador indicado por eles e que virá, especialmente, para o processo formativo.

O primeiro encontro pedagógico acontece entre os dias 6 e 8 de maio. Os dias 6 e 8 são dedicados a formação e troca de informações com os alunos do PET de Bom Jesus. O dia 7 é destinado para a viagem à Estação Ecológica Uruçuí-Una, onde as professoras Fernanda (Prata) e Lucília (Altos) receberão as novidades da proposta para a alfabetização. Com o apoio do banco, o PET irá comprar outra placa solar, que agora irá para Prata e possibilitará as aulas noturnas.

Os docentes que atuam com alfabetização de adultos e têm interesse em conhecer a nova metodologia devem entrar em contato com a coordenação doPET pelo email .

Na oportunidade, será realizado mutirão para a reforma das escolas, que estão em mau estado de conservação. A coordenação do PET aceita sugestões, doações e parcerias para realização da ação.

"Para a UFPI, o PET e a comunidade, o novo aporte veio em boa hora e significa mais uma grande vitória, pelo reconhecimento, por parte do Santander, da extensão universitária que fazemos no Piauí e do empenho de todos os envolvidos. Uma verdadeira 'luz' para aqueles que até pouco tempo viviam sem saber escrever o próprio nome", declara a professora Dr.ª Sandra Lestinge.

Acesse o blog do PET- Intervenção socioambiental em Uruçuí-Ina e saiba mais informações sobre o grupo.

Informações: Grupo PET - Uruçuí-UNA