Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor da UFPI recebe novo superintendente do Hospital Universitário
Início do conteúdo da página

Reitor da UFPI recebe novo superintendente do Hospital Universitário

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Lopes, recebeu o novo superintendente do Hospital Universitário (HU), por ele indicado e nomeado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), o médico José Miguel Luz Parente. O ato ocorreu na manhã desta terça-feira (10), no Gabinete da Reitoria e contou com a presença de Rogério Luiz Scapini, Chefe do Serviço de Avaliação de Tecnologias em Saúde da EBSERH.

Prof. José Miguel Parente, superintendente do HU; Prof. Dr. José Arimatéia Lopes, reitor da UFPI e Rogério Luiz Scapini, representante da EBSERH

O novo superintente do HU pertence ao quadro de servidores da UFPI, onde atua como docente nos cursos de graduação em Medicina e de pós-graduação em Residência Médica em Clínica Médica da UFPI. Frente ao cargo de gerenciamento, José Miguel Parente demonstrou compromisso e enumerou os desafios. "O Hospital Universitário é um desejo da classe médica e da sociedade piauiense há mais de 20 anos. Gerenciar um hospital de complexidade terciaria com um número grande de profissionais partindo do zero é um desafio. Precisamos fazer adequações, dar continuidade a abertura do centro cirúrgico, ampliar as vagas de UTI e ocupar os demais leitos de enfermaria; além de agilizar o atendimento do hospital em todos os setores para que, no máximo em seis meses, o HU esteja em pleno funcionamento", declarou.

Reitor e o novo superintendente do HU dialogam sobre as expectativas da nova direção

O critério utilizado para escolha do superintende foi baseado no perfil do profissional para o cargo. "O profissional tem que ter capacidade de liderança, disponibilidade para assumir as funções de superintendente, formação adequada e que tenha demonstrado em sua vida acadêmica dedicação à universidade com destacado desempenho em todas as ações desenvolvidas", explicou o Prof. Dr. José Arimateia Lopes, reitor da UFPI.

José Miguel Luz Parente

É graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1985), possui residência Médica em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (1988) e Mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Título de especialista pela AMB/FBG em Gastroenterologia e pela AMB/Sobed em Endoscopia Digestiva. Sua experiência na área de Gastroenterologia e Endoscopia digestiva abrage sobretudo os seguintes temas: Helicobacter pylori, doenças inflamatórias intestinais, hepatites virais, doenças hepáticas crônicas, endoscopia digestiva eletiva e na urgência, onde tem vários trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais.

Atualmente, é médico do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí (TRE-PI) e professor assistente da Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde atua nas áreas de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva. É supervisor da Residência Médica em Gastroenterologia e Coordenador do ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII).

É membro titular e fundador do Grupo de Estudos em Doenças Inflamatórias Intestinais do Brasil (GEDIIB), membro titular e ex-presidente do Grupo de Estudos em Doenças Inflamatórias Intestinais no Nordeste (gestão 2008-2010), coordenador da Comissão de Relações com o Associado do GEDIIB (gestão 2012-2013) e membro da Comissão de Título de Especialista da Federação Brasileira de Gastroenterologia (quadriênio 2011-2014).

Atua voluntariamente na Associação dos Portadores de Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa do Norte e Nordeste do Brasil (ACRONN-BR), entidade sem fins lucrativos e reconhecida como organização de interesse público no município de Teresina-PI, da qual foi fundador e presidente nos biênios 2005-2007 e 2007-2009.

 

Fim do conteúdo da página