Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI inaugura Biblioteca de referência na área de Educação

UFPI inaugura Biblioteca de referência na área de Educação

Foi inaugurada nesta segunda-feira (09), a Biblioteca de referência em Educação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A biblioteca, custeada pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) em parceria com a administração superior da universidade, tem o objetivo de atender às demandas dos alunos do mestrado e doutorado em Educação, da graduação em Pedagogia e de outros cursos que necessitem de disciplinas de formação pedagógica.

A nova biblioteca, que fica situada no Centro de Ciências da Educação (CCE), conta com 8.911 exemplares e 3.652 títulos da área de Educação ou relacionados à área, como a Antropologia e Sociologia. Além disso, o local disponibiliza dicionários de línguas estrangeiras e dissertações de conclusão de curso. A biblioteca contou também com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que avaliou a produção nacional em livros e doou mais de 1.000 títulos para o espaço.

Biblioteca de Referência em Educação da UFPI

De acordo com o Coordenador de Sistema das Bibliotecas da UFPI, Geraldo Batista Filho, com a inauguração da biblioteca, os livros antigos que estavam na Biblioteca Central serão levados para o novo espaço e integrarão, junto com os novos exemplares, o corpo bibliográfico específico na área de Educação.

Para o diretor do Centro de Ciências da Educação (CCE), Prof. Dr. José Augusto de Carvalho, a nova biblioteca representa significativo crescimento da área da Educação na UFPI. "Só temos a agradecer a administração superior desta universidade e parabenizar a sociedade piauiense por ter a partir de hoje esse espaço", declarou ele.

Prof. Dr. José Augusto de Carvalho

Para o professor Pedro Vilarinho, doutor em História e Pró-Reitor de Pesquisa da UFPI, o novo espaço representa um crescimento na área da Educação. "É muito importante uma biblioteca como essa, porque para nós da área de Humanas ela é uma ferramenta de trabalho fundamental, ficamos muito felizes em ver uma estrutura física boa e uma bibliografia recente", destacou Vilarinho.

O Pró-reitor acrescentou ainda que a biblioteca irá alavancar de forma efetiva a qualidade da graduação e da pós-graduação. "Para quem trabalha com pesquisa, uma biblioteca de qualidade é indispensável", disse Pedro Vilarinho.

Presente na solenidade de abertura da biblioteca, o reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, prestigiou os professores e estudantes do CCE. "É uma demanda antiga da comunidade que hoje está sendo atendida. Estamos completando a infraestrutura para a graduação e pós-graduação do CCE, pois uma biblioteca é imprescindível para o desenvolvimento de qualquer curso", disse. Na oportunidade, o reitor saudou a comunidade acadêmica: "Não é um presente, é uma conquista", finalizou.

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes