Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza curso de aperfeiçoamento em Matemática

UFPI realiza curso de aperfeiçoamento em Matemática

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Centro de Ciências da Natureza (CCN) e do Departamento de Matemática, realiza no período de 13 a 17 de janeiro de 2014, no Auditório "Afonso Sena" do CCN/UFPI, mais um módulo do Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (via Vídeo Conferência). As aulas acontecem das 8h às 16h, totalizando 40 horas/aula.

O programa, que visa oferecer treinamento gratuito para professores de Matemática do Ensino Médio de todo o país, é realizado, sob diversas formas, desde 1990, abordando assuntos relativos às três séries do Ensino Médio. Atualmente, a iniciativa recebe apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Do curso resultou uma série de livros especialmente voltados para o Ensino Médio, publicados na Coleção do Professor de Matemática da SBM. Esta coleção representa atualmente a melhor referência disponível no Brasil para professores do Ensino Médio de Matemática.

No Piauí, a atividade de extensão será desenvolvida pelo Departamento de Matemática da UFPI, através do apoio dos professores Gilvan Lima de Oliveira, Jurandir de Oliveira Lopes, João Benicio de Melo Neto e Mário Gomes dos Santos.

O Curso tem como metas: a melhoria do ensino de Matemática no nível médio; ênfase no fortalecimento do conteúdo matemático para os professores participantes bem como contextualização dos conteúdos abordados, enfocando novas metodologias através de situações problemas.

A transmissão das aulas expositivas será ao vivo, via internet, do IMPA para as instituições participantes em todos os estados participantes, utilizando a infraestrutura da RNP. Os professores participantes poderão enviar suas perguntas durante a realização das aulas, utilizando um programa de "chat". Para este módulo, serão abordados temas do livro "Temas e Problemas".

Os participantes que tiverem suas inscrições deferidas terão direito a certificado de conclusão do curso, expedido pela UFPI, bem como material didático pedagógico, desde que tenha comprovadamente, pela Coordenação, participação e dedicação integral ao curso. Serão permitidas, no máximo, 150 inscrições, por questão de capacidade do auditório.

As inscrições, para este módulo, serão realizadas através do endereço eletrônico www.ufpi.br/papmem, no período de 09 de dezembro de 2013 a 03 de janeiro de 2014. Será cobrada taxa para emissão de certificado no valor de R$ 3,00 (três reais) para estudantes e R$ 5,00 (cinco reais) para professores, pago através de Guia de Recolhimento da União (GRU).

Até o dia 06 de janeiro de 2014, o resultado do deferimento das inscrições será disponibilizado no endereço eletrônico: www.ufpi.br e www.ufpi.br/papmem.

AVISO IMPORTANTE:

1. O comprovante da taxa de inscrição deverá ser apresentado na abertura do evento;
2. Os professores que desejarem participar do evento e que já possuem o livro "Temas e Problemas", que será utilizado neste módulo, favor informar no formulário eletrônico de inscrição para que possamos disponibilizar tais livros para outros professores participantes, ou alunos, que não possuem tal livro;
3. Mais informações envie mensagem para o endereço eletrônico: ou ;
4. Fone: (86) 3215-5556 ou 3215-5656.