Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa de estudo sobre riscos cardiovasculares em adolescentes

UFPI participa de estudo sobre riscos cardiovasculares em adolescentes

Mapear a saúde e a nutrição de adolescentes entre 12 e 17 anos. Esse é o principal objetivo de pesquisa que está sendo desenvolvida pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em todo o país. No Piauí, o Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA) está sob a responsabilidade do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O ERICA é um estudo multicêntrico nacional, que tem como objetivo mapear a saúde e nutrição de adolescentes entre 12 e 17 anos. O estudo busca analisar e conhecer a proporção de adolescentes com diabetes mellitus e obesidade, assim como traçar o perfil dos fatores de risco para doenças cardiovasculares (como níveis de lipídios e pressão arterial, entre outros) e de marcadores de resistência à insulina e inflamatórios nessa população.

Serão avaliadas as condições de saúde de aproximadamente 75 mil estudantes de 1.251 escolas brasileiras, públicas e particulares, distribuídas pelas 124 cidades participantes, incluindo todas as capitais. Em Teresina, 1980 adolescentes de 33 escolas participarão do ERICA, sendo 20 da rede pública estadual, cinco da rede pública municipal e oito da rede privada.

Segundo a Prof.ª Dr.ª Marize Melo dos Santos, coordenadora estadual do ERICA, o mapeamento do consumo alimentar e da saúde desses adolescentes poderá ajudar a reorientar as políticas públicas de educação e saúde voltadas para os jovens, a partir da identificação de vulnerabilidades e necessidades desse grupo etário. "O sobrepeso, a obesidade, alteração da pressão arterial e o diabetes são problemas que estão atingindo grande parte da população, principalmente crianças e adolescentes", disse.

Prof.ª Dr.ª Marize Santos, coordenadora estadual do ERICA - Foto: Isadora Gomes

Para compor a equipe da pesquisa no Piauí, estão sendo selecionados seis supervisores, profissionais com formação na área da saúde, sendo três supervisores de campo responsáveis pelo acompanhamento da coleta de dados e sua transferência para o sistema e três supervisores de escolas, responsáveis pelo contato com as escolas e sensibilização dos alunos, pais e diretores. A seleção dos candidatos para supervisão de campo será realizada em três etapas: a análise do currículo lattes, priorizando a experiência em pesquisa, a entrevista e o treinamento. O treinamento acontece de 2 a 5 de dezembro, quando serão repassadas orientações para o desenvolvimento do trabalho de campo.

O estudo é de fundamental importância para comunidade acadêmica, pois possibilitará aos alunos da graduação e da pós-graduação, de diversas áreas da saúde, trabalhar com esses dados para produzir outras pesquisas, publicações, dissertações e projetos de iniciação cientifica. Orientadora de projetos de Iniciação Científica na UFPI, na área de Nutrição, Marize Santos pretende realizar projetos paralelos com a utilização de dados coletados sobre os adolescentes pesquisados pelo ERICA.

A professora explica que, para a UFPI, é relevante participar de estudos dessa natureza, o que possibilita alcançar os três pilares de uma instituição superior: ensino, pesquisa e extensão. "Direta e indiretamente, teremos um número maior de estudantes na pesquisa. A partir desses resultados, eles podem gerar também projetos de extensão, não só relacionados à Iniciação Científica. O resultado dessa pesquisa também será levado para as salas de aula da graduação", reforçou a coordenadora estadual do ERICA.

Saiba mais sobre o ERICA: www.erica.ufrj.br

Acesse a cartilha do ERICA.