Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > NAU/PRAEC realiza a 1ª Reunião ampliada dos estudantes público-alvo da educação especial e auxiliares acadêmicos

Última atualização em Sexta, 22 de Março de 2024, 09h41

No dia 18 de março de 2024 ocorreu a 1ª Reunião ampliada com os estudantes público-alvo da educação especial e com os auxiliares acadêmicos da UFPI (bolsistas da Bolsa de Inclusão Social-BINCS/BINCS-ES) do Campus Ministro Petrônio Portella (CMPP/Teresina). A reunião foi realizada no auditório da sala 340b do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), ministrada pelas servidoras do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), Dra. Brunna Stella da Silva Carvalho Melo (psicóloga), Me. Maria Dilma Andrade Vieira dos Santos (pedagoga), Me. Rafaella Santiago Sousa Freitas (assistente social) e Dra. Thaís de Andrade Alves Guimarães (assistente social) e teve como objetivos a promoção de orientações sobre saúde mental no âmbito universitário, orientações sobre as funções do/a auxiliar acadêmico/a, sobre critérios de manutenção e desligamento na bolsa, esclarecimentos e orientações sobre o preenchimento do relatório de atividades (frequência) e sobre os novos instrumentais a serem utilizados, orientações sobre os direitos (Resolução CEPEX/UFPI Nº 076/2019) e deveres dos estudante público-alvo da educação especial e padronização de informações entre bolsista e estudante assistido. Na oportunidade foi apresentada a Cartilha criada para os/as auxiliares acadêmicos e que será em breve disponibilizada em formato e-book.

A reunião foi de grande importância para promoção de acesso a direitos e informações por parte da comunidade acadêmica e para escuta e esclarecimento de dúvidas, além de promoção e fortalecimento do grupo e da discussão sobre inclusão educacional.

Imagem1_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy.png     Imagem2_copy_copy_copy_copy_copy_copy.png
                                                         Apresentação da Cartilha pela equipe do NAU

Descrição das imagens: à esquerda, fotografia em plano vertical com duas pessoas dispostas em pé e dialogando de frente para a plateia que se encontra sentada no auditório (Uma delas palestrante, oralizando, e a outra interpretando em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS). À direita, está outra fotografia em plano vertical com três pessoas dispostas em pé e dialogando de frente para a plateia que se encontra sentada no auditório (Duas delas palestrantes, oralizando, e a outra interpretando em LIBRAS).

Imagem3_copy_copy_copy.png                                                        Apresentação da Cartilha pela equipe do NAU

Descrição da imagem: fotografia em plano horizontal com uma sala de auditório com 3 pessoas dispostas em pé (Duas palestrantes e uma interpretando em LIBRAS) e de frente para a câmera, a plateia que se encontra sentada em cadeiras pretas e de costas para a câmera. Ao fundo da fotografia, paredes brancas e um painel branco de projeção de datashow.

Imagem4_copy_copy_copy_copy.png                                                                 Participantes da reunião ampliada

Descrição da imagem: fotografia em plano horizontal com várias pessoas sentadas em um auditório com cadeiras pretas, algumas delas fazem uso de cadeira de rodas. Ao fundo, paredes brancas com barra azul.