Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Serviço de Apoio Psicológico - SAPSI
Início do conteúdo da página

Serviço de Apoio Psicológico - SAPSI

Imprimir
Última atualização em Sexta, 10 de Fevereiro de 2023, 15h00

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) oferece aos estudantes, desde 2008, o Serviço de Apoio Psicológico (SAPSI) órgão ligado à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC).

O SAPSI é um serviço de Psicologia Escolar e Educacional que promove ações direcionadas à comunidade universitária, com a finalidade de contribuir com o processo educacional e com o desenvolvimento integral de estudantes da UFPI.


O público-alvo do serviço:

  • Estudantes matriculados em cursos presenciais de graduação, prioritariamente, selecionados por critérios socioeconômicos.



Objetivos do SAPSI:

  • Promover o atendimento à queixa escolar-acadêmica, sobretudo, de estudantes em situação de vulnerabilidade social, visando à permanência e a conclusão do curso em tempo regulamentar;
  • Desenvolver ações de prevenção e promoção à saúde mental da comunidade universitária;
  • Auxiliar na superação de dificuldades psicológicas relacionadas à vida acadêmica;
  • Desenvolver de forma articulada com outros serviços da assistência estudantil ações de permanência direcionadas aos estudantes.



As ações são realizadas no âmbito:

  • Individual: O atendimento, na modalidade de aconselhamento psicológico, é realizado em encontros individuais, com duração de até 50 minutos e pelo período de até 4 encontros.

O modelo de atendimento é compatível com as especificidades da dinâmica institucional e da natureza do serviço e difere do processo de psicoterapia oferecido em serviços especializados de saúde mental. O SAPSI não é um serviço de urgência e emergência e demandas dessa natureza, para que recebam o devido cuidado em saúde, devem ser direcionadas para serviços específicos.

  • Coletivo: Participação em eventos, divulgação de conteúdos relativos à saúde mental no site oficial da universidade, realização de encontros e rodas de conversa, entre outras ações que tenham relação com as atribuições do psicólogo educacional e assistência estudantil.

Quais os passos para ser atendido no SAPSI?

Quando desejar ser atendido no SAPSI, o estudante deve entrar em contato por e-mail () manifestando interesse no atendimento psicológico e deve anexar comprovante de matrícula.



EQUIPE TÉCNICA

Anderson Cloves Moysés Oliveira

Carlos Eduardo Gonçalves Leal

Izabelly Maria Costa Abreu

Kleyson Matos Silva

Ana Maria Batista Correia 

 

CONTATO

Email:

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página