Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > NAU/PRAEC: Lançamento da Cartilha “Se liga na inclusão” no 1º modulo do Curso de Formação para Gestores Acadêmicos da UFPI

Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2024, 10h45

No dia 13 de março de 2024 ocorreu o primeiro módulo do Curso de Formação para Gestores Acadêmicos da UFPI no Auditório Salomé Salomé Cabral no Centro de Ciências da Educação (CCE). O primeiro modulo do curso integra um conjunto de ações do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) e da Superintendência de Recursos Humanos (SRH).

O evento contou com a apresentação cultural da estudante público-alvo da educação especial da UFPI, Beatriz da Silva Rodrigues, cantando clássicos da música popular brasileira. Na mesa de abertura do evento estiveram presentes o Reitor, Gildásio Guedes; o Representante da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), Eliezé Idalino Rodrigues; a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), Mônica Arrivabene; e o Representante da Superintendência de Recursos Humanos (SRH), Filipe Hudson Paz.

Imagem1_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy.png                                                                  Apresentação cultural

Descrição da imagem: fotografia em plano vertical com a estudante Beatriz realizando a apresentação cultutal. Ela está no centro da imagem e do palco, sentada em um banco, cantando com o uso de microfone em uma das mãos. Ao fundo, o palco mais alto e a mesa de solenidades do evento com arranhos de flores e toalhas amarelas

Imagem2_copy_copy_copy_copy.png                                                          Mesa de abertura do evento

Descrição da imagem: fotografia em plano horizontal com a mesa de honra de abertura do evento com quatro pessoas sentadas. A mesa contém toalhas amarelas e um arranjo com folhagens e flores naturais ao centro. Ao fundo, a projeção da Cartilha se liga na inclusão em slide em um painel disposto em uma parede branca.

A condução do 1º Módulo, Promoção de Acessibilidade e Inclusão, foi realizada pelas profissionais do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), Dra. Brunna Stella da Silva Carvalho Melo (psicóloga), Me. Maria Dilma Andrade Vieira dos Santos (pedagoga), Me. Rafaella Santiago Sousa Freitas (assistente social) e Dra. Thaís de Andrade Alves Guimarães (assistente social) que apresentaram o processo de construção da cartilha, os principais pontos da cartilha e possibilitaram diálogos e reflexões para a construção de ambientes educacionais inclusivos, assim como esclareceram dúvidas dos/as docentes presentes sobre a Resolução CEPEX/UFPI Nº 076/2019 etc. A cartilha “Se Liga na Inclusão: orientações para coordenadores e docentes da UFPI” representa um grande avanço para a ampliação de informações sobre a temática da inclusão, assim como para a construção de ambientes institucionais cada vez mais acessíveis. Na cartilha é possivel ter acesso a informações importantes sobre o NAU, o Laboratório de Acessibilidade e Inclusão da UFPI (LACI), sobre o suporte de Tecnologias Assistivas para os/as estudantes etc. O evento também contou com a presença dos Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) da UFPI e das Coordenadoras do Núcleo de Acessibilidade de Floriano, Vanessa Nunes e Carla Andrea, que estão envolvidas nessa construção e promoção de inclusão em âmbito institucional.

A Cartilha “Se liga na inclusão” foi disponibilizada em diferentes versões: em formato impresso colorido, em tamanho A4 e A5; em formato digital (e-book); em formato digital (e-book) em alto contraste e com tradução em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), em vídeo. Para acessar o material, através do site do NAU: https://nau.ufpi.edu.br/cartilha-se-liga-na-inclus%C3%A3o

Imagem3_copy_copy.png  Imagem4_copy_copy_copy.png
                               Apresentação do Módulo 1 “Promoção de Acessibilidade e Inclusão”

Descrição das imagens: Na primeira imagem, à esquerda, uma fotografia em plano vertical da mesa de honra de apresentação da Cartilha “Se liga na Inclusão” com quatro pessoas sentadas. A mesa contém toalhas amarelas e um arranjo com folhagens e flores naturais ao centro. Ao fundo, a projeção da Cartilha se ligan a inclusão em slide em um painel disposto em uma parede branca. Na Segunda imagem, à direita, uma fotografia com uma pessoa em pé palestrando e fazendo uso de microfone, disposta de frente para uma plateia em um auditório. As cadeiras do auditório são azuis, as paredes e o teto são brancos.

Imagem5_copy.png
                                                        Comissão organizadora e parceiros

Descrição da imagem: fotografia em plano vertical com nove pessoas dispostas em pé e olhando e sorrindo para a camera. Ao fundo, a projeção da Cartilha se liga na inclusão em slide em um painel disposto em uma parede branca.