Página inicial > Institucional > Órgãos Suplementares > Prefeitura Universitária > Parfor > Últimas Notícias - Parfor > Polos de Pedro II e Piripiri realizam, em conjunto, a XVI edição do SIMPARFOR

Polos de Pedro II e Piripiri realizam, em conjunto, a XVI edição do SIMPARFOR

Última atualização em Segunda, 22 de Abril de 2024, 16h13

WhatsApp Image 2024 04 22 at 09.17.18

Nessa sexta-feira (19), os Polos de Pedro II e Piripiri realizaram, em conjunto, a XVI edição do Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (SIMPARFOR). O evento ocorreu no Campus da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) de Piripiri, nos turnos manhã e tarde.

WhatsApp Image 2024 04 22 at 09.22.02

Mesa de abertura do evento

O Polo de Pedro II possui turmas de Letras Português e Pedagogia, e o Polo de Piripiri de Letras-Libras. Em breve, os Polos também ofertarão cursos pelo PARFOR EQUIDADE. Pedro II ofertará o curso de Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos e Piripiri terá o curso de Pedagogia Intercultural Indígena.

WhatsApp Image 2024 04 22 at 09.17.31

SIMPARFOR reuniu professores formadores e cursistas

Durante o evento, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, agradeceu todo apoio que o Programa tem recebido nos dois municípios e falou da satisfação pela realização do evento. “Com muita alegria nós estamos aqui prestigiando a apresentação dos trabalhos que foram desenvolvidos ao longo do semestre letivo e testemunhando a desenvoltura dos nossos cursistas. Ficamos muito felizes com o resultado dos trabalhos apresentados e também por estarmos anunciando aqui em Piripiri a implantação do curso de Pedagogia Intercultural Indígena e em Pedro II, o curso de Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos”, destacou.

WhatsApp Image 2024 04 22 at 09.22.37

Profa. Glória Ferro com os professores Danielson Barros (Coordenador do Polo de Pedro II) e Lêda Borges (Coordenadora do Polo de Piripiri)

Para a Coordenadora do Polo de Piripiri, Profa. Lêda Borges, foi um dia bastante proveitoso para todos. “Estamos muito satisfeitos e felizes com os nossos cursistas, tanto os do Polo de Piripiri, como os do Polo de Pedro II, pela atuação deles nesse evento tão importante, um projeto interdisciplinar, que fomenta exatamente essa troca de experiências entre os nossos professores da educação básica”, avaliou.

WhatsApp Image 2024 04 22 at 11.47.30

Coordenadoras acompanham apresentações dos cursistas

O Prof. Danielson Barros, Coordenador do Polo de Pedro II, agradeceu a acolhida e enfatizou que os cursistas saem do evento bem mais preparados e com muito conhecimento. “É uma honra estar participando da XVI edição do SIMPARFOR, com as turmas de Letras Português e Pedagogia. Os cursistas só têm a ganhar e os nossos alunos da educação básica também, pois terão em sala de aula professores bem mais qualificados”, afirmou.

WhatsApp Image 2024 04 22 at 09.17.09

Cursistas de Letras Português e Pedagogia com coordenadores e autoridades do município de Pedro II

Segundo a Profa. Maria Lemos, Coordenadora do curso de Pedagogia, o SIMPARFOR tem relevância em vários aspectos para a formação dos cursistas, “pois oportuniza conhecimentos sobre a pesquisa a partir de problemáticas de sua realidade, reflexões acerca das temáticas emergentes no contexto da atualidade, amplia a capacidade de análise de uma situação, objeto de estudo, dentre outras aprendizagens. O que vai implicar na sua prática, no seu modo de trabalhar os conteúdos articulando com as demandas da sociedade. Esses momentos em que estamos acompanhando as atividades do PARFOR também são de muito aprendizado para nós, coordenadores”, ressaltou.

WhatsApp Image 2024 04 22 at 09.22.21

Profa. Maraisa Lopes (Coordenadora do curso de Letras-Libras), Profa. Glória Ferro, Profa. Maria Lemos (Coordenadora do curso de Pedagogia) e Prof. João Benvindo (Coordenador do curso de Letras Português)

O evento contou com a Roda de Diálogo “Atividades extensionistas no processo formativo do PARFOR/UFPI: relatos e vivências”, com os professores Carlos Eduardo Santos, Érica Patrícia de Assunção e Thayná Martins, que ministraram a disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE), nos cursos de Letras-Libras, Letras Português e Pedagogia.

WhatsApp Image 2024 04 22 at 11.48.04

Professores apresentaram experiências da disciplina de ACE

“As cursistas trabalharam o gênero carta pessoal com os alunos, com produção e exposição das cartas produzidas por eles. A atividade proporcionou o desenvolvimento de várias habilidades como leitura e escrita, que são competências da língua portuguesa, como também a timidez, argumentação, imaginação, dentre outras. Fiquei muito orgulhosa dos resultados alcançados”, relatou a Profa. Érica Patrícia, que ministrou Atividades Curriculares de Extensão 2 – Ciência, Tecnologia e Inovação, no curso de Letras Português.

WhatsApp Image 2024 04 22 at 11.47.20

Apresentação de trabalho da turma de Letras Português

Em seu terceiro SIMPARFOR, a cursista de Letras-Libras, Liana Urquiza, avalia que o evento representa o momento que os cursistas somam todos os conhecimentos adquiridos ao longo das disciplinas. “Tivemos uma disciplina de ACE muito importante, que abordou a temática da educação ambiental e a nossa equipe avaliou as variações dos sinais em Libras nessa questão ambiental. Constatamos que ainda se trata de uma área carente, pois necessita de intérpretes especializados e os sinais específicos para essa temática ainda não foram criados, e se foram criados, ainda não foram divulgados para a comunidade surda e também para os ouvintes”, explicou.

WhatsApp Image 2024 04 22 at 11.55.16

Liana Urquiza durante XVI SIMPARFOR

Confira o vídeo e mais fotos do evento:

WhatsApp Image 2024 04 22 at 09.16.50

Turma de Letras-Libras