Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Campi > Teresina > Parfor > Últimas Notícias - Parfor > Aula de campo do curso de Geografia explora recursos hídricos de Castelo do Piauí
Início do conteúdo da página

Aula de campo do curso de Geografia explora recursos hídricos de Castelo do Piauí

Imprimir
Última atualização em Segunda, 01 de Abril de 2024, 15h24

O curso de Geografia, do Polo do PARFOR/UFPI de Castelo do Piauí - PI, promoveu uma aula de campo da disciplina de Hidrografia, do III período, sob a condução do Prof. Elismar Santos. O evento, que ocorreu no dia 23 de março, teve como foco a temática "Explorando os Recursos Hídricos" da região, proporcionando aos cursistas a oportunidade de solidificar os conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre esse importante aspecto geográfico.

aula geo 1

Aula de campo desenvolvida na disciplina de Hidrografia

Segundo o professor da disciplina, a aula ocorreu em localidades dos municípios de Castelo do Piauí e São Miguel do Tapuio. A programação contemplou visitas a pontos estratégicos para o estudo da hidrografia local. Inicialmente, os participantes tiveram a oportunidade de explorar o Rio Poti, no município de Castelo do Piauí. Durante essa etapa, puderam observar de perto as características do rio, seu leito, vazão e interações com o ambiente circundante. Além disso, foram discutidos temas relevantes como a importância do rio para a região, seu uso para abastecimento humano, atividades econômicas e questões ambientais.

aula geo 2

Cursistas e professor da disciplina no município de São Miguel do Tapuio

Em seguida, a jornada seguiu para o município de São Miguel do Tapuio, onde os participantes visitaram poços jorrantes. Esses poços representam uma fonte crucial de água na região, sendo utilizados para diversas finalidades, desde o abastecimento humano até atividades agrícolas. Durante essa fase, foram debatidos aspectos relacionados à formação geológica desses poços, sua distribuição e importância para a comunidade local.

“A aula de campo da disciplina de Hidrografia contou com a participação entusiasta dos discentes do curso de Geografia, que tiveram uma valiosa oportunidade para aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula. A experiência proporcionou uma compreensão mais profunda e concreta dos recursos hídricos da região, destacando sua importância, desafios e potencialidades. Sem dúvida, essa vivência contribuiu significativamente para o enriquecimento do aprendizado e para a formação acadêmica dos participantes”, explicou o Prof. Elismar Santos.

aula geo 3

Aula de campo de Hidrografia

Para Antonia Rita da Silva, cursista de Geografia, participar da aula de campo foi uma experiência incrível. “Aprendi não apenas sobre a importância vital da água para o nosso planeta, mas também pude ver os diferentes ecossistemas aquáticos e como estão interligados. Observar o rio, lagoas e nascentes, além de compreender os desafios enfrentados nas observações desses recursos, ampliou a minha conscientização ambiental e renovou o meu compromisso em proteger nosso precioso recurso hídrico para as futuras gerações”.

A Profa. Bartira Viana, Coordenadora do Curso, destacou  que a atividade proporcionou aos cursistas um maior conhecimento acerca dos aspectos hidrográficos do município de Castelo do Piauí e de São Miguel do Tapuio. “Assim, a importância dessa atividade de campo decorreu da realização de um trabalho prático contribuindo para a aprendizagem acerca de importantes recursos hídricos da mesorregião Centro-Norte do Piauí, a exemplo do rio Poti”.

aula geo 4

Conteúdos vistos em sala de aula foram trabalhados na prática

De acordo com a Profa. Chaguinha Monte, Coordenadora do Polo de Castelo do Piauí, a aula foi de suma importância e os objetivos foram atingidos. “Os alunos consolidaram os conhecimentos adquiridos na sala de aula com a pesquisa in loco, e com certeza amplia-se as  responsabilidades em orientar a população no aspecto do cuidado com os recursos hídricos de nossa região”.

Segundo a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, “a proposta curricular dos cursos ofertados pelo Programa visa oportunizar a vivência na prática daquilo que é visto na teoria, oferecendo uma formação concreta, contínua e relacionada à prática do professor cursista", enfatizou.

Fim do conteúdo da página