Página inicial > Últimas Notícias - PREX > A Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Deborah Dettmam, participou de evento sobre saúde e curricularização da extensão em Brasília-DF

Última atualização em Sexta, 12 de Abril de 2024, 13h10

Entre os dias 02 e 03 de abril de 2024, a Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPI, professora Dra. Deborah Dettmam, esteve em Brasília-DF, a convite da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde,  participando do “I Seminário Nacional sobre Formação em Saúde e Curricularização da Extensão: Desafios e Perspectivas para o SUS”.

Professora Dra. Deborah Dettmam, Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPI.

O evento tinha como público-alvo os Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Federais, Estaduais e Municipais, além de Diretores de Centros de Ciências da Saúde ou representantes de Departamentos/Áreas de Saúde Coletiva das Universidades Públicas.

Entre os objetivos do evento destaca-se: a promoção de reflexões sobre as necessidades de formações voltadas para o SUS, a Curricularização da Extensão como uma oportunidade de avançar na produção de novos saberes e práticas que contribuam para o fortalecimento e consolidação do SUS, discutir os marcos da Curricularização da Extensão no contexto contemporâneo, identificar iniciativas inovadoras de Curricularização da Extensão para o fortalecimento do SUS, propor estratégias que possam contribuir para o fortalecimento da formação para o SUS por meio da articulação do ensino e da Curricularização da Extensão, dentre outros.

Segundo a Pró-Reitoria o evento foi uma oportunidade de firmar sinergias entre Universidades e Ministério da Saúde, por meio da formação de recursos humanos para solidificar o trabalho do SUS. “O propósito era fortalecer parcerias entre a Universidade e o Ministério da Saúde, a fim de que o Programa de Curricularização da Extensão possa fortalecer o Sistema Único de Saúde e propiciar a melhora de atendimento na paridade para os usuários desse programa”.