Página inicial > Últimas Notícias - PREX > Liga em Saúde Digital reinicia atividades com evento Modelagem Matemática Aplicada à Epidemia de Covid-19

Última atualização em Segunda, 11 de Março de 2024, 12h28

rodrigo_gondim_web.png

Webinário “Modelagem Matemática Aplicada à Epidemia de COVID-19”

Com o objetivo de apresentar a nova diretoria e iniciar as atividades do quadriênio (2024-2027) da Liga Acadêmica de Saúde Digital (LASD) da UFPI, que aconteceu na noite da última quinta-feira (07), às 18 horas, por meio do canal do YouTube da LASD, o webnário “Modelagem Matemática Aplicada à Epidemia de COVID-19”, ministrada por Rodrigo Gondim Miranda, Geofísico e acadêmico de Medicina. A discussão foi transmitida no canal da LASD no YouTube, assista aqui.

O objetivo do evento foi compreender o comportamento da propagação de uma doença infecciosa e avaliar quantitativamente a implementação da vacinação contra a covid-19 por meio do modelo matemático IR proposto por Kermack e Mckendrick.

rodrigo_gondim.png

Rodrigo Gondim Miranda conduziu discussão realizada pelo LASD/UFPI

Rodrigo Gondim iniciou a palestra discutindo sobre o conceito de epidemiologia e sua relação com a modelagem matemática. Segundo o pesquisador, a infecção se propaga mais rapidamente quanto maior for a concentração de indivíduos suscetíveis expostos ao agente infeccioso e o modelo matemático ajudam a compreender a dinâmica de disseminação de doenças infecciosas e os efeitos das estratégias de controle.

“O modelo matemático é de grande utilidade para a epidemiologia, pois eles simulam epidemias em larga escala populacional e se baseiam na divisão da população levando em consideração as características físicas e epidemiológicas que refletem o estado em que os indivíduos se encontram no desenvolvimento da doença”, disse Gondim.

LASD

É um projeto de extensão do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES), formado por acadêmicos do curso de Medicina e Enfermagem, vinculado ao Departamento de Biofísica e Fisiologia, sob coordenação da professora Lis Cardoso Marinho Medeiros e presidência da discente de Medicina Amanda Karoline Vieira Batista, bolsista PIBEX.

“A Liga Acadêmica de Saúde Digital é uma grande aliada na integração entre saúde e tecnologia. Nesse sentido, ela possibilita que os estudantes compreendam e aplique as inovações digitais na área da saúde e entenda sua relevância para a população.  Além disso, conecta os estudantes com diferentes temas e profissionais, possibilitando o enriquecimento da experiência educacional, por meio da colaboração em projetos e eventos. A liga utiliza dessa interdisciplinaridade para promover a saúde e se apoia nos amplos recursos tecnológicos para desempenhar esse papel”, explica Amanda Karoline Vieira Batista.

A Liga destina-se a aprendizagem do uso das Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicações (TDIC) e suas aplicações na área da saúde e tem por objetivo promover o aperfeiçoamento das competências digitais, informacionais e midiáticas dos futuros profissionais, facilitando a aquisição de espírito crítico e consciência ética quanto ao uso das ferramentas computacionais e informacionais em saúde.

Segundo a professora Lis Cardoso Marinho Medeiros, a criação da LASD justifica-se pela necessidade de despertar o interesse dos graduandos pela atuação na saúde digital e para o desenvolvimento de práticas de prevenção e promoção em saúde e pesquisas com o objetivo de promover melhoria dos quadros de saúde da comunidade em geral.

“Nós queremos criar a cultura digital, melhorando o letramento digital, informacional e midiático de forma contínua para docentes, discentes e profissionais da área da saúde com a intenção de melhorar a qualidade da atenção, facilitar a inclusão, reduzir custos, acrescentando inúmeras possibilidades de melhorias nos processos de ensino e aprendizagem”, finaliza.