Página inicial > Últimas Notícias - PREX > PREXC/UFPI divulga coletânea sobre projetos de extensão no 21º SaLiPi

PREXC/UFPI divulga coletânea sobre projetos de extensão no 21º SaLiPi

Última atualização em Sexta, 18 de Agosto de 2023, 08h51

d5f87871-57d8-43b6-9250-45b356c1708e.jpg

Pró-Reitora de Extensão e Cultura(PREXC/UFPI) Deborah Dettmam diáloga durante o SaLiPi sobre obra que divulga projetos extensionistas da UFPI

Nesta quinta-feira (17/8), a Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) marcou presença mais uma vez durante a programação do 21° Salão do Livro do Piauí (SaLiPi) com a divulgação da obra recém-lançada  “Avanços e desafios da extensão diante das novas tecnologias: a experiência da UFPI”, organizada pela Pró-Reitora de Extensão e Cultura (PREXC/UFPI), Deborah Dettmam. O diálogo, que ocorreu no Espaço Bate-papo Literário, contou com a mediação do escritor e roteirista Ítalo Damasceno.

IMG_6757.jpg

Capa do ebook “Avanços e desafios da extensão diante das novas tecnologias: a experiência da UFPI”

O livro é uma coletânea com 11 artigos de docentes da UFPI, planejado no período de comemoração ao cinquentenário da Instituição. Com uma série de perspectivas, bem como experiências exitosas desenvolvidas pelos extensionistas em um contexto totalmente adverso, como o da pandemia de COVID-19, a obra está disponível em formato e-book no site da PREXC. O intuito da iniciativa foi evidenciar como os projetos de extensão tiveram que se adequar para seguir com as atividades durante o isolamento social, assim como foi a volta destes pesquisadores à normalidade, na pós-pandemia.

fe97e9cf-5d91-4066-9f5a-940ff156e50a_copy.jpg

Deborah Dettmam enfatiza a importância dos Projetos de Extensão no âmbito acadêmico

“Quando aconteceu a pandemia a extensão universitária que era e sempre foi tradicionalmente uma atividade presencial, foi altamente impactada, porque todos tivemos que ficar isolados dentro de casa. Isso atingiu muito na forma com que as novas tecnologias tiveram que ser adaptadas aos projetos de extensão”, destacou a Pró-reitora.

Os trabalhos que compõem a obra, foram selecionados através do Edital de Chamamento n° 01/2021 - PREXC divulgado pela UFPI para que todos os professores que fizessem e pudessem submeter um artigo, contassem como havia sido a experiência de interagir através de aparatos tecnológicos com os grupos estudantis, bem como com a comunidade externa durante o período pandêmico.

Dentre os diversos materiais extensionistas selecionados, durante a divulgação, Deborah destacou alguns trabalhos da área médica, ambiental e veterinária, que integram o livro. Citou-se os mapas, os quais pontuou como importantes, a respeito da Leishmaniose visceral e dos índices de mortalidade materna no Piauí, respectivamente. Além dos textos sobre a educação ambiental voltada para crianças e jovens do município de Picos, que trata sobre o projeto de extensão em que há a capacitação e orientação deste público para a preservação da natureza; e a iniciativa que surgiu em meio à pandemia, na qual pretendia-se evitar o abandono de animais por parte dos proprietários que tinham medo de que estes poderiam contagiar as pessoas com a COVID-19.

A Pró-reitora aproveitou o momento para ressaltar que, atualmente, a Universidade possui mais de 400 projetos de extensão que estão sendo executados, além de 200 bolsas destinadas a estudantes que participam desses programas. Recentemente, a UFPI, por meio da PREXC, disponibilizou 40 bolsas para músicos coralistas do Coral e Orquestra Sinfônica da academia. Além disso, evidenciou-se também as mais de 100 bolsas do Programa de Educação Tutorial (PET) do MEC na instituição, que tem por objetivo instigar a extensão, pesquisa e ensino dentro das comunidades. “A extensão universitária é algo que nos traz muito orgulho, é algo imprescindível para a construção do conhecimento e nós ficamos muito felizes em poder divulgar pelo menos um pouco a respeito do trabalho que é desenvolvido aqui, através desta obra”, reiterou

O Espaço Bate-Papo Literário ocorre tanto, presencialmente, quanto on-line, e pode ser acompanhado no canal do youtube UFPITV. Acesse e assista a conversa acerca da obra aqui.