Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Campus Picos da UFPI recebe doação de equipamentos do Hospital Universitário

Campus Picos da UFPI recebe doação de equipamentos do Hospital Universitário

Última atualização em Sexta, 26 de Janeiro de 2024, 09h53

IMG-20240122-WA0046_copy.jpg

Servidores Nilcélia Macedo, Eliziane Oliveira, Giorgi Fonseca e ProfªBruna Cavalcante.

O Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí (CSHNB/UFPI), recebeu doação de equipamentos provenientes do Hospital Universitário.

Conforme o servidor Giorgi Barbosa Fonseca, a Coordenação Administrativo Financeira (CAF) do CSHNB foi acionada pela Professora Bruna Cavalcante, do curso de enfermagem, Coordenadora do Laboratório de Simulação Avançada do Campus, com o objetivo de equiparem o laboratório em questão.

“Por não dispor de tais itens, fizemos contato com o Hospital Universitário e enviamos ofício no qual foi relatado a descrição dos equipamentos, bem como a importância destes para o aprimoramento da qualidade do ensino e da formação dos futuros profissionais de saúde”, explicou Giorgi Fonseca, Coordenador da CAF.

O laboratório é utilizado pelos alunos dos cursos de Enfermagem e Medicina do CSHNB/UFPI. Para Giorgi Fonseca a aquisição dos equipamentos “representa uma ferramenta pedagógica fundamental, que possibilita aos estudantes vivenciarem situações clínicas simuladas que replicam desafios da prática de enfermagem e médica em ambiente controlado, especialmente as relacionadas aos cuidados a pacientes críticos. Dessa forma, eles adquirem experiência prática, desenvolvem habilidades técnicas e emocionais, além de promoverem o trabalho em equipe e a tomada de decisões fundamentadas”.

A doação foi composta pelos seguintes equipamentos: Cardioversor Life,Ventilador Pulmonar, Eletrocardiógrafo, Fluxômetros e Carrinho de parada cardíaca. No dia 10/01/2024 foram recebidos os 3 primeiros, além de maca fixa e apoios de braço. Nos próximos dias receberão fluxômetros e o carrinho de parada cardíaca.

Equipamentos.png

A Coordenadora do Laboratório, Professora Bruna Karen Cavalcante Fernandes, disse que “sem dúvida, a vinda desses equipamentos para o Laboratório de Simulação representa um avanço significativo para o ambiente de aprendizagem do nosso Campus. Além de enriquecerem a infraestrutura do laboratório, esses recursos oferecem oportunidades ampliadas para a prática e o aprimoramento das habilidades dos nossos alunos, por meio da simulação clínica, a qual é uma ferramenta fundamental no processo de formação dos profissionais de saúde, pois permite que os estudantes vivenciem situações reais de atendimento em um ambiente controlado”.

IMG-20240122-WA0050.jpg

Laboratório de Simulação

A docente ressalta que “com a chegada de novos equipamentos, poderemos expandir a variedade de cenários simulados, abrangendo desde procedimentos básicos até simulações mais complexas e realistas. Isso proporcionará aos nossos alunos uma experiência ainda mais próxima da realidade, preparando-os de forma mais eficaz para os desafios da prática profissional. Além disso, a disponibilidade de equipamentos atualizados e de qualidade elevada reflete diretamente na qualidade do aprendizado. Os estudantes terão acesso a tecnologias de ponta, podendo explorar e dominar recursos que estarão presentes em suas futuras atividades profissionais. Isso não apenas aumenta a confiança e a competência dos alunos, mas também os torna mais atrativos para o mercado de trabalho, onde a habilidade em lidar com equipamentos modernos é cada vez mais valorizada”, explicou a Coordenadora.