Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Atividades de conscientização e solidariedade marcam a chegada dos calouros no Campus de Picos da UFPI
Início do conteúdo da página

Atividades de conscientização e solidariedade marcam a chegada dos calouros no Campus de Picos da UFPI

Imprimir
Última atualização em Sexta, 03 de Novembro de 2023, 14h55

IMG-20231026-WA00362.jpg

O Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, através do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) e das Coordenações dos Cursos de Graduação, realizou nos dias 16 e 17 de outubro, a Recepção aos Calouros/as 2023.2.

IMG-20231026-WA00312.jpg

Recepção aos Calouros.

No intuito de agir preventivamente contra situações de violência, discriminação e preconceito no Campus, o NAE e as Coordenações dos Cursos realizaram em ação conjunta atividade sistemática com os ingressantes, a qual foi realizada nas disciplinas de Introdução ao curso.

IMG-20231026-WA00272.jpg

Diretor, Juscelino Nascimento recepcionando os/as Calouros/as.

A programação contou com a apresentação dos serviços e benefícios ofertados através do NAE e palestras sobre temáticas centrais para construção de uma cultura de paz no Campus, que foram: Violência de Gênero, Questão Étnico-Racial, Diversidade e Inclusão.

O evento contou com a adesão de 90% dos cursos. Após o encontro, o NAE está realizando uma entrevista de avaliação para mensurar a receptividade dos participantes quanto ao novo formato de Recepção aos/as Calouros/as.

IMG-20231026-WA00412.jpg

Neste ano, além da recepção conjunta, o destaque é a campanha de doação de sangue. No dia 18 de outubro, foi realizada a Campanha de Doação na UFPI. A coleta com maior número de doações de sangue no Hemopi com um total de 143 cadastros. Dentre os doadores, foi identificado um doador, do sexo feminino, RH O-, com fenótipo raríssimo.

IMG-20231026-WA00532.jpg

Estudantes realizando o cadastro.

Para a Coordenadora do Hemocentro Regional de Picos, Ana Paula Batista Silva, falar da Campanha de Doação na UFPI é sinônimo de Gratidão. “O Hemocentro após muitos anos sem desenvolver coletas externas, pôde desenvolver a primeira em parceria com a UFPI que foi realizada no dia 18 de outubro, e é com muita gratidão que agradecemos a todos os que se empenharam nessa missão com a gente”.

IMG-20231026-WA00632.jpg

Equipe celebrando o resultado da Campanha.

Ana Paula Batista destacou que a coleta contou com a participação de vários jovens sendo a maior doação concentrada dentro do Hemocentro de Picos. “Nós obtivemos uma meta de mais de 140 cadastros, salvo engano, chegamos a um total de 153 doações e isso é significado de gratidão. Pessoas que se colocaram a disposição em salvar vidas através do seu ato de solidariedade e de amor ao próximo, ter a certeza em seu coração que não salvou apenas uma vida e sim 4 vidas. E é importante continuarmos essa corrente do bem sensibilizando cada vez mais e mais doadores, pessoas que estão bem de saúde. Que as pessoas passem a entender a importância desse ato de doar”, concluiu a coordenadora.

Fim do conteúdo da página