Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Campus de Picos encerra “Curso de Teoria Musical e Solfejo _ CSHNB”
Início do conteúdo da página

Campus de Picos encerra “Curso de Teoria Musical e Solfejo _ CSHNB”

Imprimir
Última atualização em Quinta, 05 de Outubro de 2023, 10h55

Vinculado ao Projeto de Extensão “Treinamento e Desenvolvimento de pessoas: partilha de saberes entre UFPI/CSHNB e Comunidade Externa”(Cadastro: PJ02/2023-UFPI-018-NVPJ/PG), o Campus Senador Helvídio Nunes de Barros por meio da Divisão de Recursos Humanos do CSHNB ofereceu o “Curso de Teoria Musical e Solfejo _ CSHNB”. O curso aconteceu de abril a agosto de 2023. Clique aqui e confira o vídeo de encerramento do Curso com apresentações dos alunos.

2png

Curso de Solfejo

Foi ministrado pelo professor Doutor do curso de Ciências Biológicas do CSHNB Paulo César Lima Sales, que também tem formação na área musical. O curso contou com a participação de servidores do Campus (docentes e técnico-administrativos), alunos, bem como comunidade externa.

1jpg

Professor Paulo César Lima Sales.

O curso teve como objetivo: reconhecer os signos musicais em uma partitura, compreendendo o seu significado e aplicação na leitura musical; diferenciar os sons segundo suas alturas, identificando notas e intervalos na partitura e relacionando-os com a altura do som produzido; emitir sons de forma vocal escritos em uma partitura, desenvolvendo a capacidade de solfejar e cantar corretamente as notas e intervalos; compreender as propriedades físicas do som e como elas se relacionam com a notação musical; identificar os diferentes elementos da notação musical, como nota, pentagrama, clave, figura de pausa, ligadura, ponto de aumento, duplo ponto de aumento, fermata, ponto de diminuição, compasso, andamento, qualidades, sinais de repetição, sinais de dinâmica, intervalos, sinais de alteração, escalas, modos, noções de melodia e harmonia, tonalidade, ornamento, transposição, classificação de vozes e instrumentos, sons harmônicos; compreender o funcionamento do sistema tonal e as relações entre os diferentes graus da escala; desenvolver habilidades de leitura e escrita musical, por meio da prática de exercícios e da execução de peças musicais simples. 

O curso oportunizou ainda a partilha de saberes entre UFPI e Comunidade Externa, com foco na Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) dos servidores. Na ocasião do encerramento do curso, os participantes fizeram apresentações, bem como trouxeram grupos de trabalhos sociais envolvendo a música, que eles desenvolvem na cidade de Picos e na macrorregião. 

Grupo Casa Aliança

Servidora Taciana Rocha, Técnica de Laboratório - área  Anatomia e Necropsia.

Grupo de Percussão Origens - GPO. Participantes Francisco Sérgio do Nascimento e Luis Paulo Barão Vieira.

O encerramento do curso contou com a participação do diretor Juscelino Nascimento, que enfatizou a importância de projetos, eventos e cursos com foco na Qualidade de Vida noTrabalho (QVT) e a troca de saberes entre a universidade e a comunidade externa proporcionado pela extensão universitária do CSHNB. 

IMG 20231003 WA0065

Diretor Juscelino Nascimento

Fim do conteúdo da página