Página inicial > Últimas Notícias - Picos > UFPI implanta 1º Curso de Mestrado no Campus de Picos; Programa será voltado para Saúde da Família

Última atualização em Segunda, 04 de Setembro de 2023, 15h19

O Campus Senador Helvídio Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí (CSHNB/UFPI) em Picos celebra a aprovação do seu 1º Curso de Mestrado. Trata-se do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde da Família (PROFSAÚDE) a ser ofertado em nível de Mestrado Profissional. A formação integra uma rede nacional constituída de 27 instituições públicas de ensino superior lideradas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O programa conta com a retaguarda do Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) e é voltado para profissionais da área de saúde que desejam aprimorar suas habilidades e conhecimentos na área de Saúde da Família. O Ministério da Saúde e o Ministério da Educação são instituições demandantes e financiadoras deste projeto.

assessoriainternacional-17.jpg

Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo

A conquista do 1º Curso de Mestrado da Campus de Picos também representa a canalização de esforços da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação. A Pró-Reitora Regilda Moreira-Araújo comenta que lê pessoalmente todos os projetos e editais, indica sugestões e correções, antes de encaminhar para o Comitê de Assessoramento e também para a Plataforma Sucupira. “Nós temos trabalhado de forma muito próxima dos PPGs da UFPI, todas as demandas de submissão desde projetos, quanto à proposta de um curso novo, nós realizamos o acompanhamento. Inclusive, promovemos também oficinas de como o programa tem que produzir uma proposta para uma entidade de fomento com o intuito de captar recursos”, explica.

juscelino_copy.jpeg

Diretor do Campus de Picos, Juscelino Nascimento

Para o diretor do Campus de Picos, Prof. Juscelino Francisco do Nascimento, é importante descentralizar os programas de pós-graduação da capital. Ele também aproveita para parabenizar os coordenadores do programa. “Nós vemos essa aprovação com alta relevância, pois descentralizar os programas unicamente da capital é uma forma de valorizar também os campi do interior, de revelar todo o potencial que têm na formação intelectual das pessoas que são egressas daqui e de toda a região da cidade de Picos. Avaliamos isso muito positivamente, e parabenizamos os esforços dos professores aqui do nosso campus, especialmente do Professor Mailson Fontes de Carvalho e da Professora Edna Araújo, que são vinculados ao curso de Enfermagem. Eles foram os protagonistas para que essa vitória fosse alcançada para a UFPI de Picos”, enfatiza.

WhatsApp_Image_2023-09-04_at_13.42.19.jpeg

Coordenador do Curso de Enfermagem de Picos e Coordenador do Mestrado em Saúde da Família, professor Mailson Fontes de Carvalho

O professor Mailson Fontes de Carvalho, coordenador do curso de Enfermagem de Picos e também coordenador do Programa para Saúde da Família, ressalta a importância desse ser o primeiro mestrado do Campus. “É fruto de muita articulação dos docentes que compõem o programa e do interesse institucional em ofertar a continuidade da formação profissional para egressos dos cursos de saúde já ofertados no Campus. O CSHNB/UFPI forma profissionais em Nutrição, Enfermagem e Medicina que agora, estando inseridos no campo do trabalho em saúde, poderão realizar a continuidade da formação com o mestrado, sem deslocar-se para grandes centros distantes de suas comunidades”, afirma.

Além disso, o Coordenador também comenta as expectativas de realização desta pós-graduação. “Sendo um programa desenvolvido para atender às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, que busca fortalecer a atenção primária à saúde e melhorar o atendimento à população, nossa expectativa é de qualificar nossos profissionais para atuar na melhoria dos serviços de saúde, fortalecer a atenção primária e enfrentamento de desafios locais de saúde, com impactos na consolidação das capacidades resolutivas do SUS e nas condições de saúde e bem-estar da população”, conclui.

Por último, o professor Mailson acrescenta que o PROFSAÚDE, no Piauí, também conta com a subcoordenação da professora Edina Araújo Rodrigues. "A proposta é oferecer uma formação acadêmica sólida e prática, permitindo que os profissionais de saúde adquiram competências avançadas em áreas como gestão em saúde, epidemiologia, políticas públicas, atenção à saúde da família e outros temas relevantes para a promoção da saúde da comunidade, integrando teoria e prática, uma vez que os alunos continuam trabalhando em suas atividades profissionais enquanto estudam", finaliza.

O número de vagas e a publicação do edital serão divulgados em breve no site da UFPI.