Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Primeiros socorros à criança é tema de oficina no Campus de Picos da UFPI

Primeiros socorros à criança é tema de oficina no Campus de Picos da UFPI

Última atualização em Quinta, 24 de Agosto de 2023, 07h17

IMG-20230823-WA0047.jpg

Extensionistas do projeto Mais Sorriso, Mais Saúde em colaboração com o sexto período (disciplina saúde da criança) do curso de Enfermagem do Campus de Picos da UFPI, realizaram na segunda-feira, dia 21 de agosto, a oficina de primeiros socorros à criança. O encontro teve como professores organizadores: Lany Leide Campelo, Luisa Helena de Oliveira, Rumão Batista e Edina Araújo.

O evento teve o objetivo de conscientizar e instruir os participantes quanto aos riscos aos quais a criança se expõe no seu dia a dia. A oficina abordou os temas: Necessidades essenciais das crianças, engasgo, afogamento, choque elétrico, intoxicação, traumas, quedas e fraturas, além das condutas e manobras de primeiros socorros a crianças em cada um dos casos.

IMG-20230823-WA0046.jpg

Parte das atividades da oficina ocorreram no Pátio Central do CSHNB

Conforme a organização da oficina, a escolha dos temas foi baseada em dados retirados do DATASUS sendo estes os que mais causavam hospitalizações e óbitos em crianças até 10 anos incompletos.

O evento contou com uma palestra de abertura com o tema “Necessidades essenciais das crianças”, ministrada pela profa. Dra. Lany Leide de Castro Rocha Campelo. Na sequência uma encenação teatral que retratava uma criança que havia levado um choque elétrico e como agir diante dessa situação, trazendo também meios de evitar que tais situações ocorram. Em seguida, o tema queimaduras e as atitudes corretas a serem tomadas e esclarecendo até onde os ensinamentos populares podem ajudar.

IMG-20230823-WA0045_copy.jpg

Exposição de Banners no Pátio Central

Os temas Intoxicação, traumas, quedas, fraturas, engasgo e afogamento foram trabalhados através de exposição de banneres com informações e orientações sobre os respectivos assuntos trazendo inclusive em alguns o passo a passo de como realizar de forma eficaz as manobras para garantir o bem-estar do paciente até a ajuda especializada. Contando com orientações em forma de simulação com a participação do público e uso de manequim infantil.

Artes_para_Destaques_para_o_site_10.png

Extensionistas orientando sobre manobras

Também foram abordadas comparações de doces com remédios; Por fim foi realizado um jogo dos 7 erros quanto ao armazenamento de produtos químicos e de higiene em casa além da entrega física ou por QR Code de um folheto contendo dicas sobre como prevenir intoxicações em crianças.

IMG-20230823-WA0044_copy.jpg

Material exposto contendo remédios e doces

O evento contou com a participação de docentes, discentes, técnicos, terceirizados da UFPI e de estudantes do ensino médio da rede pública de Picos, atingindo um público de cerca de 70 pessoas.