Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Municípios de Picos e Simões sediam o I Workshop da Paleontologia e III Mostra de Geociências

Última atualização em Quinta, 10 de Agosto de 2023, 08h58

Aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí (CSHNB/UFPI), a III Mostra de Geociências com apresentações de trabalhos dos alunos do curso de Ciências Biológicas.

IMG-20230809-WA0044.jpg

Abertura do evento em Simões - PI.

IMG-20230809-WA0048.jpg

Plateia acompanhando o evento.

No dia 09 de agosto, no Auditório do Polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil), em Simões – PI aconteceu o I Workshop da Paleontologia de Simões e III Mostra de Geociências.

IMG-20230809-WA0050.jpg

Professor Paulo Victor; Dr. Daniel Fortier e Me. Ana Emilia, ambos da UFPI de Floriano; Helena, filha do casal.

IMG-20230809-WA0035.jpg

Professor Paulo Victor com a equipe do polo UAB em Simões.

O evento foi coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Victor de Oliveira, responsável pelo Laboratório de Paleontologia de Picos, com o apoio da direção do Campus da UFPI em Picos, dos alunos do curso de Ciências Biológicas, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), da Prefeitura de Simões bem como da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Universidade Aberta do Brasil (UAB).

IMG-20230809-WA0043.jpg

Alunos do Laboratório de Paleontologia.

Conforme a organização, o evento teve por finalidade popularizar a ciência que estuda os fósseis; Levar conhecimento acessível para aqueles que convivem com os fósseis, mas não sabem de sua importância.

Artes_para_Destaques_para_o_site_5_copy_copy.png

Exposição sobre achados Paleontológicos.

A programação da quarta-feira, dia 09 de agosto, em Simões, contou com Mesa redonda: “Patrimônio paleontológico como estratégia de desenvolvimento sustentável” com a Profª Drª Maria Somália Sales Viana, Geóloga e Palentóloga (UVA, Sobral, Ceará), Prof. Dr. Paulo Victor de Oliveira, Biólogo e Paleontólogo (UFPI, Picos – PI) e o Prof. Thiago de Albuquerque Lima, Mestrando em Geologia (UFC, Fortaleza, Ceará).

IMG-20230809-WA0039.jpg  IMG-20230809-WA0042_1.jpg

Crianças tendo acesso a conteúdos paleontológicos.

O evento que ocorreu na “Cidade dos Ventos”, como também é conhecida Simões contou com o lançamento de livro “Patrimônio Paleontológico do Piauí: os fósseis como testemunhos do passado”; Exposição de artigos sobre achados Paleontológicos de Simões; Oficinas Pedagógicas de desenho com a Profª. Drª Olga Alcântara (URCA, Crato – CE) e confecção de réplicas fósseis com a Profª Me. Ana Emilia Q. Figueiredo (UFPI, Floriano-PI) e o Prof. Dr. Daniel Fortier (UFPI, Floriano-PI), na Escola São Benedito com alunos do 5º ano.

IMG-20230809-WA0041_1.jpg

Atividade com alunos da rede municipal de ensino em Simões-PI.

Na programação, constou também intervenção educativa de popularização da ciência como divulgação científica da Paleontologia na Escola CEM (Centro de Educação Municipal) para alunos do Ensino Fundamental I.

IMG-20230809-WA0031.jpg

Alunos do curso de Ciências Biológicas do campus de Picos, responsáveis pela intervenção educativa.