Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Sensores antirruídos são instalados na Biblioteca Setorial da UFPI Campus Picos
Início do conteúdo da página

Sensores antirruídos são instalados na Biblioteca Setorial da UFPI Campus Picos

Imprimir
Última atualização em Segunda, 10 de Julho de 2023, 16h55

IMG-20230710-WA0010.jpg

Com o intuito de promover a reeducação sonora e assim propiciar um ambiente mais agradável aos leitores da Biblioteca Setorial "José Albano de Macêdo", do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em Picos, foi adquirido o IANR- Indicador Autônomo de Níveis de Ruído.

Este dispositivo tem a finalidade de captar o ruído do ambiente e transformá-lo em emissão de luz em escala de cores distintas. Funciona assim: os sensores sonoros medem a partir de decibéis, os ruídos produzidos na Biblioteca. O objetivo do aparelho é controlar o nível de ruído no interior da biblioteca, mantendo o espaço adequado para o estudo.

 IMG-20230710-WA0011.jpg

Sensor instalado no salão de leitura

Conforme a Bibliotecária, Maria José Rodrigues de Castro, são dois aparelhos, um instalado no hall de entrada e outro, no salão de leitura. Os sensores de silêncio medem a intensidade do som no ambiente e, ao ultrapassar o limite de 75 decibéis programado no aparelho, emite um bip sonoro. Além disso, sinais luminosos ficam acesos indicando uma luz verde quando o nível de barulho está dentro do limite, laranja quando ele estiver sendo alcançado; e vermelho, quando o limite for ultrapassado.

Fim do conteúdo da página