Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Estudantes do Curso de Enfermagem de Picos participam da 17° Conferência Nacional de Saúde
Início do conteúdo da página

Estudantes do Curso de Enfermagem de Picos participam da 17° Conferência Nacional de Saúde

Imprimir
Última atualização em Quarta, 05 de Julho de 2023, 16h50

WhatsApp_Image_2023-07-05_at_15.28.00.jpeg

Evento foi realizado em Brasília

Discentes do curso de Enfermagem do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB/UFPI) participaram, nesta semana, da 17° Conferência Nacional de Saúde. O evento, promovido pelo Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Saúde (CNS), foi realizado em Brasília. Na ocasião, estiveram presentes os alunos Janária Moura, Mateus Moura e Thaynara da Rocha.  

Durante a programação, os discentes foram imersos no movimento de participação e controle social do SUS a partir das vivências e aprendizados da disciplina de Saúde Pública, ministrada pelo Prof. Mailson Fontes. O docente orientou e incentivou a participação dos alunos nas etapas municipais e macrorregionais da Conferência.

WhatsApp_Image_2023-07-03_at_21.23.03_1_copy.jpeg

Estudantes que participaram da conferência 

Para o estudante Mateus Moura, a troca de vivências que o evento trouxe foi fundamental na sua formação dentro da área de saúde. “A experiência de participação popular foi indescritível, permitindo conhecer pessoas de outros estados que representam vários movimentos diferentes que se juntam em um propósito só: contribuir para o aprimoramento da Política Pública de Saúde no Brasil, o SUS,” comentou. 

Ao todo, 4048 pessoas foram eleitas delegadas para deliberar sobre 1.500 propostas e diretrizes, elaboradas em conferências municipais, estaduais e conferências livres. O resultado da etapa nacional deverá ser contemplado no próximo ciclo de planejamento da União, servindo de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027.

Fim do conteúdo da página