Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Estudantes do Campus de Picos participam de Oficina sobre planejamento e organização de estudos

Última atualização em Quarta, 05 de Julho de 2023, 16h31

Artes_para_Destaques_para_o_site_5_copy.png

O Serviço Pedagógico do Núcleo de Assistência Estudantil (SEPE/NAE), do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), realizou na tarde desta terça-feira, dia 04 de julho, Oficina sobre Planejamento e Organização de Estudos.

IMG-20230705-WA0034.jpg

Estudantes do CSHNB em geral participaram da oficina.

O evento foi ministrado pelo pedagoga do CSHNB/UFPI, Elisiene Borges e contou com a presença e participação do Diretor do Campus, professor Juscelino Francisco do Nascimento. A oficina teve como público-alvo estudantes do CSHNB em geral.

IMG-20230705-WA0043.jpg

Diretor Juscelino do Nascimento durante a abertura da oficina

Conforme Elisiene Borges, “a motivação para a escolha do tema da oficina partiu de análise de um questionário online aplicado entre alguns estudantes beneficiários da PRAEC-NAE (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários – Núcleo de Assistência Estudantil). Em uma das questões perguntadas estavam que fatores poderiam ser elencados como razão para o baixo desempenho acadêmico. Os itens mais indicados foram os fatores emocionais e em segundo lugar a falta de organização e planejamento nos estudos”, destaca a pedagoga.

IMG-20230705-WA0037.jpg

Pedagoga Elisiene Borges ministrando a oficina.

Durante o encontro, foram realizadas Dinâmica: Sonhos Roubados; Leitura Dirigida de um capítulo do Livro Cartas de Gervásio ao seu Umbigo; Exposição Oral com a orientações gerais sobre a importância da rotina de estudos, com explicações sobre como se organizar para estudar e como montar um cronograma de estudo, além de momento prático em que cada estudante recebeu um instrumental para elaborar o seu cronograma de estudos.

IMG-20230705-WA0036.jpg

Alunas do CSHNB/UFPI concentradas na atividade.

Sobre o Serviço Pedagógico (SEPE)

Presta atendimento, acompanhamento e orientação educacional aos(as) estudantes da UFPI. O objetivo do serviço é auxiliar pedagogicamente os(as) estudantes com a finalidade de que estes(as) concluam seus cursos com êxito, minimizando as retenções e eliminando as possibilidades de evasão.

Dentre as ações socioeducativas, de acompanhamento e orientação aos estudantes beneficiários da PRAEC, o Serviço Pedagógico (SEPE) do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) tem o compromisso de produzir e socializar semestralmente conteúdos sobre aprendizagem e oficinas educativas que possam colaborar com a formação e sucesso acadêmico da comunidade ufpiana.