Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Inscrições abertas para o “Curso de Teoria Musical e Solfejo _ CSHNB”
Início do conteúdo da página

Inscrições abertas para o “Curso de Teoria Musical e Solfejo _ CSHNB”

Imprimir
Última atualização em Quarta, 03 de Mai de 2023, 17h44

images_II.jpg

Com o objetivo de contribuir com a partilha de saberes entre UFPI e Comunidade Externa, com foco na Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) do servidor público (docentes e técnico-administrativos), a Divisão de Recursos Humanos (DRH) do CSHNB/Picos por meio do Projeto de Extensão “Treinamento e Desenvolvimento de pessoas: partilha de saberes entre UFPI/CSHNB e Comunidade Externa”(Cadastro: PJ02/2023-UFPI-018-NVPJ/PG) oferece o “Curso de Teoria Musical e Solfejo _ CSHNB”.

O curso será ministrado pelo professor Doutor Paulo César Lima Sales, às quartas-feiras das 18h às 20h na sala 836 da UFPI/CSHNB - Picos - PI, iniciando dia 24 do corrente mês. O curso será presencial e terá os seguintes objetivos: reconhecer os signos musicais em uma partitura, compreendendo o seu significado e aplicação na leitura musical diferenciar os sons segundo suas alturas, identificando notas e intervalos na partitura e relacionando-os com a altura do som produzido; emitir sons de forma vocal escritos em uma partitura, desenvolvendo a capacidade de solfejar e cantar corretamente as notas e intervalos; compreender as propriedades físicas do som e como elas se relacionam com a notação musical; identificar os diferentes elementos da notação musical, como nota, pentagrama, clave, figura de pausa, ligadura, ponto de aumento, duplo ponto de aumento, fermata, ponto de diminuição, compasso, andamento, qualidades, sinais de repetição, sinais de dinâmica, intervalos, sinais de alteração, escalas, modos, noções de melodia e harmonia, tonalidade, ornamento, transposição, classificação de vozes e instrumentos, sons harmônicos; compreender o funcionamento do sistema tonal e as relações entre os diferentes graus da escala; desenvolver habilidades de leitura e escrita musical, por meio da prática de exercícios e da execução de peças musicais simples.

As inscrições estão abertas e vão até o dia 22 de maio de 2023. serão feitas no SIGAA (https://sigaa.ufpi.br/sigaa/public/home.jsf# > Extensão > Acesso à área de inscritos em Cursos e Eventos). Serão ofertadas 50 vagas, para público interno (Docentes, Discentes e Técnicos) e para comunidade externa. O curso terá carga horária total de 30h (de maio de 2023 a agosto de 2023 com programação completa no SIGAA - área de inscrição).

Fim do conteúdo da página