Página inicial > Últimas Notícias - Picos > A mais nova descoberta paleontológica coloca o Piauí em foco

A mais nova descoberta paleontológica coloca o Piauí em foco

Última atualização em Quarta, 03 de Mai de 2023, 17h22

camarao_prancha_luz_uv_-_Copia_2.jpg

Uma parceria interinstitucional entre a Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus de Picos, e a Universidade Regional do Cariri (URCA), possibilitou que os paleontólogos Dr. Paulo Victor de Oliveira (UFPI) e Dra. Olga Alcântara Barros (URCA), descobrissem um novo gênero e uma nova espécie de camarão fóssil com aproximadamente 90 milhões de anos. O fóssil é oriundo do município de Caldeirão Grande do Piauí e foi descoberto na porção oeste da Bacia do município de Caldeirão Grande do Piauí e foi descoberto na porção oeste da Bacia do Araripe.

IMG-20230503-WA00331.jpg

Pesquisadores.

A publicação científica foi apresentada formalmente à comunidade acadêmica, imprensa e sociedade em geral, no dia 3 de maio às 9h no Auditório Severo Eulálio, na UFPI em Picos, e será apresentada no dia 4 de maio às 14 horas no auditório do Geopark Araripe, na Cidade de Crato/CE.

IMG-20230503-WA00341.jpg

Paleontóloga Dra. Maria Somália homenageada.

Com a descoberta, os pesquisadores homenageiam a paleontóloga Dra. Maria Somália Sales Viana, professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA, Sobral, Ceará), em reconhecimento a sua extensa contribuição aos estudos de geologia e paleontologia da Bacia do Araripe e do Brasil. O camarão que também homenageia o Piauí, recebeu o nome Somalis piauiensis. Trata-se de descoberta inédita para a paleontologia mundial, ampliando a diversidade dentro do grupo de camarões fósseis. É o primeiro camarão fóssil encontrado em território piauiense e o primeiro encontrado na borda oeste da Bacia do Araripe.

camarao_prancha_2.jpg

prancha_nova_foto_3_-_Copia_2.jpg

Camarão fóssil com aproximadamente 90 milhões de anos.

O artigo científico foi publicado no periódico internacional ZOOTAXA. A pesquisa foi financiada em parte pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e pelo Edital Mulheres na Ciência.

IMG-20230503-WA0032.jpg

Professores Paulo Victor e Olga Alcântara

O professor Dr. Paulo Victor de Oliveira, coordena o Laboratório de Paleontologia de Picos, onde desenvolve pesquisas paleontológicas no Piauí há 10 anos. O laboratório é vinculado ao Núcleo de Pesquisas Naturais do Semiárido do Piauí (NUPECINAS).

A professora Olga Alcântara Barros é pesquisadora visitante no Museu de Paleontologia da URCA, Plácido Cidade Nuvens em Santana do Cariri, Ceará, e coordena o Laboratório de Imagem (LAGEM-URCA).