Página inicial > Últimas Notícias - Picos > LAPEDH desenvolve ações de extensão que estimula a compreensão e desperta interesse pela matemática

Última atualização em Sexta, 28 de Abril de 2023, 20h29

2

O projeto de extensão: Laboratório de Psicologia, Educação e Desenvolvimento Humano - LAPEDH e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Desenvolvimento Humano (GEPEDH CNPq/ UFPI), vinculado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo do CSHNB realizou ações de extensão nos estados do Piauí e Ceará em preparação para a IX Malbatemática, IV Malbatemática Digital, evento promovido pelo Grupo de Pesquisa Psicologia da Educação Matemática e Formação de Professores (PSIEM/GEPEMAI), da Faculdade de Educação da Unicamp que neste ano realiza o evento em parceria com o GEPEDH e promovem no Campus de Picos o 1º Encontro Piauiense de Psicologia da Educação Matemática.

3

A ação de extensão: "A Matemática na feira" foi realizada na Unidade Escolar João Borges de Moura, assentamento Ambrósio, Município de Geminiano - Piauí e coordenada pela professora Maria Gorete Meneses, oriunda da LEDOC/CSHNB. A professora Gorete realizou atividades com a matemática nas ações da vida cotidiana contextualizando com situações concretas e com objetos acessíveis para a comunidade escolar.

4

5

No Ceará foram realizadas duas ações do LAPEDH e coordenadas pelas profa. Ana Paula Mota do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará e pela profa. Patrícia Portela da rede pública municipal de Tauá. Na Escola Bestesta a profa. Patrícia fez atividades com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental utilizando os contos do matemático brasileiro Malba Taha e presentes no livro o Homem que Calculava.

1

7

6

A outra ação foi realizada no curso de extensão em Psicopedagogia também desenvolvido pelo LAPEDH e foram desenvolvidas possibilidades de realização do trabalho pedagógico tanto utilizando os contos do livro O homem que calculava quanto com o material dourado. Vale ressaltar que o curso de extensão em Psicopedagogia é composto por alunos dos cursos de licenciaturas e do PARFOR e que que funciona como um importante espaço de formação continuada e de reflexão da prática docente.

8