Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Alunos da Ledoc de Picos desenvolvem jogos didáticos para reforçar conteúdo de Biologia Celular

Última atualização em Quarta, 12 de Abril de 2023, 14h23

IMG 20230411 WA00102 copy

Alunos do terceiro período do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza, do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí, apresentaram na segunda-feira, dia 10 de abril, no Pátio Central, jogos didáticos de Biologia Celular.

A atividade desenvolvida para atender o período do tempo comunidade da disciplina de Biologia Celular do referido Curso teve como intuito complementar os conhecimentos teóricos de Biologia Celular, discutidos durante o tempo universidade e motivar os alunos, futuros docentes, a aplicarem a criatividade para desenvolver formas lúdicas de ensino, principalmente nessa área cuja a teoria acaba sendo muito abstrata.

IMG 20230411 WA0013

A atividade foi desenvolvida para atender o período do tempo comunidade da disciplina de Biologia Celular.

Conforme a professora Tamaris Gimenez Pinheiro, foram desenvolvidos seis jogos incluindo jogos de tabuleiro, de roleta, de argola, memória e quebra cabeça. Todos os jogos foram acompanhados de um roteiro detalhado que permite a replicação deles por outros professores. "Ao final das atividades, os jogos, juntamente com os roteiros foram doados para a Unidade Escolar Miguel Lidiano, situada no bairro Junco, vizinho a UFPI", explicou a docente.

IMG 20230411 WA001411

A exposição dos jogos aconteceu no Pátio Central do Campus

Segundo a discente do terceiro período da LedoC no CSHNB, Larissa Sousa "o tempo comunidade do curso de licenciatura em educação do campo, são atividades desenvolvidas pelos alunos com orientações dos professores, todos eles trazendo novos experiências e conhecimentos para nossas vidas. Esse tempo comunidade de Biologia celular foi uma experiência nova e muito divertida de realizar e foi uma atividade de grande importância para o aprendizado", destacou Larissa Sousa.

IMG 20230411 WA0009

Jogo de argola desenvolvido por alunas da LedoC/CSHNB

A discente do terceiro período da disciplina Biologia Celular, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFPI, Ameria de Jesus Pereira Feitosa, explicou que com as orientações da professora desenvolveu o Jogo da Argola Invertida, trabalho do tempo comunidade da disciplina, objetivo de compartilha os conhecimentos adquirido juntos com os colegas e professora em sala de aula. "Foi muito proveitoso a participação dos jogos sobre a Biologia Celular", informou Ameria.

IMG 20230411 WA0015 copy

Ao final das atividades, os jogos, juntamente com os roteiros foram doados para a Unidade Escolar Miguel Lidiano.

Para Lyllyan Ravenya de Carvalho Pereira, estudante do 3º período do curso da LedoC no CSHNB, esse tipo de ação contribui para o ensino e a aprendizagem."Atividades como esta tornam o processo de ensino/aprendizagem um momento mais leve e descontraído, quebrando de certa forma a ideia de centralidade apenas no professor, pois os jogos permitem que os alunos consigam de certa forma, dependendo da montagem do jogo é possível vê em imagens ou maquetes aquilo que é passado de forma teórica sobre os conteúdos", ressalta a discente.

IMG 20230411 WA0012 copy

Jogo de roleta desenvolvido por alunas da LedoC/CSHNB

Lyllyan Ravenya explicou sobre o jogo que expôs durante o evento. "Eu e minha colega Fernanda desenvolvemos um jogo, cujo tema é gincana da células eucarionte, e o objetivo do jogo é auxiliar na aprendizagem dos conteúdos relacionados às células eucariontes vegetal e animal, proporcionando uma melhor compreensão do mesmo e estimulando o raciocínio de forma leve, prazerosa e divertida", finalizou o discente.

Sobre o Curso

O Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) do campus Senador Helvídio Nunes de Barros foi criado por meio da Resolução Nº 05/2014 UFPI/CEPEX, de 12 de fevereiro de 2014, e reconhecido por meio da Portaria Nº 584/2019 MEC/SRSES, de 20 de dezembro de 2019.

Trata-se de um Curso regular, com carga horária total de 3.260 horas e oito períodos letivos, que funciona em regime de alternância, entre dois momentos formativos por semestre: o tempo universidade (em que há aulas presenciais e outras atividades acadêmicas no campus universitário) e o tempo comunidade (em que ocorrem atividades acadêmicas orientadas por docentes universitários nas comunidades rurais dos alunos).

O objetivo do Curso é habilitar para a docência multidisciplinar (em Biologia, Física e Química) nas escolas do campo da Educação Básica, no Ensino Fundamental e Ensino Médio; e para a gestão de processos educativos escolares e comunitários.

Clique aqui e saiba mais sobre o Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) no CSHNB.