Página inicial > Últimas Notícias - CTF > III SEMANA DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE E DO AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS DO CTF/UFPI: Conquistas, valorização e trabalho!

Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2023, 21h49

Semana ACS e ACE 1

A II SEMANA DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE E DO AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS DO CTF/UFPI: “Conquistas, valorização e trabalho” foi um evento científico cultural promovido Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Saúde, Educação Profissional Tecnológica, Informática e Meio Ambiente (NEPESEPTIMA/CTF/UFPI) do Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI). Objetivou-se capacitar docentes, discentes, técnico administrativos e comunidade loco regional sobre Conquistas, valorização e trabalho de agentes comunitário de saúde e do agente de combate às endemias, possibilitando contato entre profissionais de saúde com estudantes de cursos técnicos e de graduação.

Semana ACS e ACE 2

Docentes do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde do CTF/UFPI (Comissão Organizadora)

A Semana do ACS e ACE promoveu debates de assuntos diversos (saúde, trabalho do ACS e do ACE, meio-ambiente, políticas públicas, visita domiciliar, dentre outros) e contou com a presença de profissionais das mais diversas áreas do conhecimento. Um espaço para compartilhamento de conhecimentos e experiências sobre saúde, autocuidado e trabalho de vigilância em saúde. Além da apresentação por parte dos/as convidados/as, o público-alvo interagiu por meio de perguntas e/ou comentários. O evento presencial teve formação de mesa redonda e apresentações científicas e culturais, foi realizado no período de 04 e 05 de outubro de 2023, no auditório do Colégio Técnico de Floriano  – CTF/UFPI.

Objetivo

Capacitar docentes, discentes, técnico administrativos e comunidade loco regional para sensibilizar e possibilitar experiências significativas e aprendizados sobre o processo saúde-doença-cuidado, a gestão de cuidados  em saúde, de estudos, da pesquisa e da extensão por meio de curso e de palestras, possibilitando-lhes a ampliação de seu capital técnico, cientifico, tecnológico e cultural, gerando bem-estar na vida estudantil.

Justificativa

O Colégio Técnico, como lugar de acesso e produção de conhecimento, desempenha um papel relevante na sociedade à medida que introduz os jovens no universo da investigação científica e da extensão. A Semana do ACS e ACE é uma ação de incentivo a encontros de profissionais de saúde, docentes e discentes de curso técnicos e de graduação como momentos de socialização das múltiplas expressões do trabalho do ACS e ACE, autocuidado e qualidade de vida. Busca ampliar ainda o espaço para o desenvolvimento da tríade ensino-pesquisa-extensão, em sua dimensão histórica, social e ambiental considerando os questionamentos que surgem das experiências, expectativas e estudos de estudantes dos cursos técnicos.

04 DE OUTUBRO DE 2023

08h – Mesa de abertura

Semana ACS e ACE 3

09h – Lei Ruth Brilhante n. 13.595/2018: reformulação das atribuições, a jornada e as condições de trabalho, o grau de formação profissional, os cursos de formação técnica e continuada.

Palestrante: Reginaldo Nunes dos Santos. Mediador: Prof. Marttem

10h – Intervalo

10:20 – Mesa redonda: Profissionais da Atenção Primária à Saúde: Agentes de prevenção, promoção e recuperação da saúde.

Tavolistas: ACE Jailson de Oliveira Felix/ ACE Fernando Patricio Franco Lappa e ACE Gezivan da Silva Benvindo. Mediadora: Profa. Jesanne

Semana ACS e ACE 4

14h     –          Mesa redonda:      Notificações sobre violências, projeto quebrando o silêncio.

Enf. Rosana Maria Borges Lopes, Enf. Luzinete Rodrigues, Enf. Cristiany Costa.

Mediadora: Profa. Cristiane

15:40- Intervalo

16h – Título: O Papel dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias na APS

Palestrantes: Aldenora Mendes Pereira. Mediador: Prof. Marttem Costa de Santana

05 DE OUTUBRO DE 2023

08h – Título: Vigilância e manejo do óbito

Palestrante: Miléssia Mosinho (Diretora da Vigilância Epidemiológica) e Adriana de Sousa (Operadora do Sistema SIM). Mediador: Profa. Vanessa

Semana ACS e ACE 5

10h - Intervalo

10:20 – Título: PlanificaSUS.

Palestrante: Enf.ª Lucilene Ribeiro (SMS Floriano/PI). Mediador: Prof. Marcelo.

14h – Mesa redonda: Trajetória histórica do ACS.

Palestrantes: ACS Daniel Oliveira da Silva; ACS Jessica Milena Moura (1ª turma); alunas Maria Clara Carvalho Costa Azevedo e Joelma Araujo de Sousa. Mediadora: Profa. Raylane.

Semana ACS e ACE 6

15:30- Intervalo

16h – Título: Necessidades dos agentes na APS

Palestrante: Auricelia Lima dos Santos Souza – Mediador: Prof. Marttem Costa de Santana.

Semana ACS e ACE 7

Outras fotos do evento

Semana ACS e ACE 8

Semana ACS e ACE 9

Semana ACS e ACE 10

Semana ACS e ACE 11

Semana ACS e ACE 12

Semana ACS e ACE 13

Semana ACS e ACE 14

Realização:

Logo UFPI      Logo CTF         Logo Nepeseptima

Apoio:

Por gentileza, sigam nossas redes sociais para ficarem atualizados com nossos eventos de ensino, pesquisa e extensão!

Site: www.ufpi.br/ctf

Logo Instagram  @ctfufpi_enfermagem