Página inicial > Últimas Notícias - CTF > Alunos da EJA realizam atividades práticas na Fazenda Experimental do CTF

Alunos da EJA realizam atividades práticas na Fazenda Experimental do CTF

Última atualização em Terça, 03 de Outubro de 2023, 23h13

O Projeto de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT), está sendo desenvolvido pelos três Colégios Técnicos vinculados à UFPI e resultou da aprovação do Edital n. 17 de 2022 do MEC/SEB, no qual a UFPI participou e visa impulsionar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Profissional, destacando-se metas primordiais do Plano da Educação, como:

- Ampliar as oportunidades de acesso, permanência e conclusão nos três segmentos da EJA;

- Incentivar a oferta de EJA Integrada à Educação Profissional, com disponibilidade articulada nos municípios e estados;

- Promover a elevação do nível de escolaridade de jovens, adultos e idosos, em conjunto com a educação profissional.

O Colégio Técnico de Floriano (CTF) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Floriano e de Nazaré, estão ofertando quatro cursos em Floriano: Agricultor Familiar, Apicultor, Produtor Agropecuário e Horticultor Orgânico e dois em Nazaré: Agricultor Familiar e Produtor Agropecuário.

As atividades práticas do curso Agricultor Familiar estão sendo realizadas no setor de Horticultura na fazenda experimental do CTF (Figura 1).

Agricultura Familiar

Figura 1. Alunos do Curso Agricultor Familiar realizando semeadura para produção de mudas de alface.

Fonte: Professor Valdecio Gregori.

As atividades práticas do curso Apicultor estão sendo realizadas na casa do mel da fazenda experimental do CTF (Figura 2).

Apicultura

Figura 2. Alunos do Curso Apicultor tendo aulas sobre colmeias na casa do mel do CTF.

Fonte: Professora Maria Diana.

As atividades práticas do curso Produtor Agropecuário estão sendo realizadas nos setores de Ovino-caprinocultura, Suinocultura e Bovinocultura da fazenda experimental do CTF (Figura 3).

Produtor Agropecuário

Figura 3. Alunos do Curso Produtor Agropecuário tendo aulas sobre silagem no setor de bovinocultura.

Fonte: Professora Tailândia de Sá.

O professor Alexandre Ribeiro Araújo, coordenador do EJA no CTF, menciona que os cursos tiveram início em agosto e seguirá até dezembro de 2023. Além das atividades práticas os alunos também têm aulas teóricas a noite no CTF.

Os alunos estão sendo acompanhados nas atividades teóricas e práticas pelos professores Valdecio Gregori Borges de Azevedo, Tailândia Pereira de Sá e Maria Diana Melo Araújo, além do pessoal de apoio. Os professores destacaram a importância das atividades práticas na aprendizagem e relataram que os estudantes estão bastantes empolgados com os cursos.

O professor Hozano de Souza Lemos Neto, supervisor do Eixo de Recursos Naturais da Educação de Jovens e Adultos (EJA), integrada a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do CTF, que também acompanham as atividades nos cursos fala da motivação e prazer que os alunos têm na realização das atividades práticas na fazenda.

Essas atividades têm como objetivo apresentar aos alunos as atividades relacionadas a produção animal e vegetal, já que a fazenda conta com infraestrutura em diferentes setores: apicultura, bovinocultura, caprinocultura, , suinocultura, ovinocultura, fruticultura, olericultura e agroindústria. Assim, os discentes têm a oportunidade de conhecer as instalações e os trabalhos desenvolvidos pelo CTF/UFPI e aperfeiçoar os conhecimentos teóricos vistos em sala de aula de forma prática. Destaca o prof. Hozano Neto. O professor finaliza agradecendo em nome de toda a equipe e destaca que o CTF está de portas a novas parcerias que visem a difusão de conhecimento e tecnologias a comunidade externa.