Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Biblioteca > NAU/PRAEC disponibiliza cabines de estudo com fones abafadores de som/ruídos na Biblioteca Comunitária
Início do conteúdo da página

NAU/PRAEC disponibiliza cabines de estudo com fones abafadores de som/ruídos na Biblioteca Comunitária

Imprimir
Última atualização em Quinta, 03 de Agosto de 2023, 11h07

O Laboratório de Acessibilidade e Inclusão (LACI), localizado na Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco (BCCB), também conhecida como Biblioteca Central, agora conta com cabines de estudo de uso prioritário por pessoas com deficiência com o empréstimo de fones abafadores de som/ruídos a fim de evitar estímulos sonoros e visuais.

Os/As usuários/as do LACI são prioritariamente pessoas público-alvo da educação especial da UFPI ou da comunidade externa (pessoas com deficiência, pessoas com transtorno do espectro autista – TEA e com altas habilidades/superdotação).

Os fones abafadores de sons/ruídos são uma tecnologia assistiva importante para pessoas com deficiência psicossocial (Transtorno mental), autismo e deficiência intelectual, por exemplo, para lidar com ambientes de uso comunitário que requer concentração e o maior controle de estímulos sonoros e visuais que podem ser fisicamente dolorosos e emocionalmente estressantes. Sendo assim, torna-se um recurso importante para concentração e realização de tarefas, em especial no processo de ensino-aprendizagem. Para utilização dos fones abafadores, o/a usuário/a do LACI deve solicitar à equipe técnica do Laboratório o empréstimo do item.

 

 

Cabine LACI 2

Descrição das imagens: Duas fotografias em plano vertical, lado a lado, com a imagem das cabines de uso individual no Laboratório de Acessibilidade e Inclusão (LACI). A primeira fotografia, à esquerda, está a imagem com o foco em uma das cabines de estudo na cor branca com uma plaquinha azul lateral com o símbolo da Organização das Nações Unidas (ONU) e uma cadeira azul, apoiado à cabine está disposto um fone abafador de ruído nas cores vermelho e preto e com uma etiqueta do LACI. Ao fundo da imagem, onde as cabines estão encostadas, constam quadros em adesivos com os símbolos universais, como o símbolo de acessibilidade com fundo vermelho e o símbolo da deficiência auditiva com fundo verde. Na segunda fotografia, à direita, está a imagem de seis cabines brancas dispostas lado a lado com cadeiras azuis. Ao fundo, a parede branca com quadros em adesivos coloridos com os símbolos universais dos diferentes tipos de deficiência e o símbolo universal de acessibilidade da ONU.

Fim do conteúdo da página