Página inicial > Últimas Notícias - Biblioteca > Orientações para uso do LACI (Laboratório de Acessibilidade e Inclusão)

Orientações para uso do LACI (Laboratório de Acessibilidade e Inclusão)

Última atualização em Quinta, 06 de Julho de 2023, 16h52

O Laboratório de Acessibilidade e Inclusão (LACI) é um espaço localizado na Biblioteca Central, Jornalista Carlos Castelo Branco, da Universidade Federal do Piauí Campus Ministro Petrônio Portella (Teresina – PI) que dispõe de recursos acessíveis e tecnologias assistivas para as pessoas com deficiência da UFPI, de outras Instituições e da comunidade externa com a finalidade
de promover a educação inclusiva.

O LACI é gerenciado pelo Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), vinculado à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) em parceria com a Biblioteca Comunitária e funciona de Segunda a Quinta, das 8 às 17h e nas sextas-feiras, de 8h às 16h. E-mail para contato e maiores informações:

O referido Laboratório é equipado com computadores adaptados com softwares leitores de tela (DOSVOX e NVDA), teclado colmeia e mouse com acionador de pressão, scanners, fone de ouvido, linha Braille, máquinas de escrever Braille, kit lupas manuais, soroban, reglete, geoplano, televisão, impressora Braille, dentre outros recursos. Além disso, também dispõe de acervo
acessível com material impresso em braille e com acervo digital da Biblioteca Digital Dorina Nowill (DORINATECA).

LACI Imagem 1

Descrição da imagem: fotografia em plano horizontal aberto da parte interna do laboratório, ao centro da imagem, uma mesa redonda branca e cadeiras pretas dispostas ao seu entorno. No centro da mesa, um pequeno arranjo de flores. No fundo da imagem, paredes brancas e duas bancadas apoiadas nas paredes com quatro computadores de mesa ligados e algumas tecnologias assistivas.

LACI Imagem 2

Descrição da imagem: fotografia em plano horizontal aberto com a imagem interna do laboratório. À esquerda, um mural verde na parede e, logo abaixo, uma bancada apoiada na parede branca com três notebooks e três cadeiras. Na parte inferior da imagem, uma mesa redonda com cadeiras pretas dispostas ao seu entorno e um vaso de flores pequeno. Na lateral direita, duas estantes verdes com livros enfileirados nas prateleiras e uma porta branca aberta ao fundo dando acesso para outra sala interna.

LACI Imagem 3

Descrição da imagem: fotografia na vertical em primeiro plano com a imagem interna da outra área do laboratório, dividida por uma parede interna. Ao centro, uma mesa retangular em mármore com cadeiras pretas nas laterais. Ao fundo, se encontra uma bancada em mármore apoiada na parede branca em que a mesa está encostada de forma centralizada.