Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Tecnologias da informação e comunicação são destaques em evento promovido pela PREG

Última atualização em Terça, 04 de Agosto de 2020, 18h40

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) da Universidade Federal do Piauí iniciou na tarde desta terça-feira (04) a primeira transmissão ao vivo da “Formação discente quanto ao uso das TICs no ensino remoto” na UFPI TV no YouTube. O primeiro dia do evento contou com uma apresentação direcionada a discentes e docentes para as atividades na plataforma SIGAA e NEARPOD.

sasasas.PNG

Também presentes no evento a Pró-Reitora de Ensino de Graduação em Exercício, Maraísa Lopes, e a Rosa Lina,

Coordenadora de Administração Acadêmica Complementar.

A educação vem passando por diversas adaptações desde o início da pandemia do novo coronavírus. Escolas e universidades têm criado diversos meios de levarem aos alunos o conteúdo das aulas por meios das plataformas digitais. Não é novidade para os acadêmicos e docentes da UFPI que usam o famoso Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) para consultar notas, faltas, notícias etc. Mas para muitos, na verdade, é o que o SIGAA tem diversas ferramentas que possibilitam um aprendizado dinâmico e interativo.

Na primeira apresentação, iniciada às 14h, intitulada “Atividades discentes na plataforma SIGAA” teve como mediador o Prof. Dr. Vinícius Ponte Machado, do Departamento de Computação/UFPI, em que destaca as diversas ferramentas que o sistema possibilita aos discentes e docentes da UFPI. “Apresentei duas ferramentas que os alunos e os professores geralmente não têm muito conhecimento: questionário e tarefas. É bem verdade que o professor pode passar atividades via e-mail (o que pode acontecer vários problemas de conexão), já no SIGAA, é uma garantia que todos os trabalhos serão guardados e acompanhados por ambas as partes”, pontua.

sdsdsds.PNG

Prof. Dr. Vinícius Ponte Machado, do Departamento de Computação/UFPI.

As ferramentas do SIGAA

No SIGAA pode ser colocado vários conteúdos a disposição dos discentes: vídeos, links, PDFs, fóruns, notícias/notificações por e-mail, avaliações marcadas, enquetes etc.

Questionário: É como se fosse um prova on-line para o aluno responder. O professor pode cadastrar várias perguntas, pode criar um banco de questões objetivas e subjetivas diferentes para cada aluno.

Tarefas: Envio de arquivos, tarefa on-line e tarefa off-line. Essas ferramentas podem ser usadas restritivamente para determinados grupos de alunos.

Plataforma NEARPOD

A UFPI sempre democratizou a decisão dos professores na escolha das diversas plataformas de ensino disponíveis na internet. É com esta dinamização do conhecimento e facilidade de acesso as diversas opções que o aluno/professor pode ter, a segunda apresentação iniciada às 15h direcionou os trabalhos para a plataforma NEARPOD.

dfdfdfd.PNG

Apresentação do NEARPOD.

A Profa. Ms. Nayana Bruna Nery Monção do Colégio Técnico de Floriano foi a convidada para compartilhar com os participantes do evento as ferramentas que a NEARPOD oferece ao usuário. “Falamos um pouco sobre as práticas que estamos utilizando no colégio. O retorno das aulas virtuais foi momento de muitas dúvidas e questionamentos, não só para os alunos, mas também pra nós professores em tentar melhorar e dinamizar as aulas para que elas não se tornassem uma coisa chata", esclarece.

A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) chegou de surpresa e modificou nossas rotinas, tanto no âmbito pessoal, quanto no profissional, e na educação não foi diferente. Ficou curioso para conhecer mais detalhes da nossa transmissão? Acesse o link aqui.