Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertura do Seminário de Acompanhamento do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa da UFPI é realizada nesta segunda

Última atualização em Segunda, 03 de Agosto de 2020, 17h14

Na manhã desta segunda-feira (03) a Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI) e pela Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG), realizou a abertura do Seminário de Acompanhamento do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa da UFPI (Parte 1). O evento foi transmitido pelo canal da UFPI no Youtube.

seminário.png

Abertura do Seminário de Acompanhamento do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa da UFPI (Parte 1)

O Seminário será dividido em três sessões, nas quais pesquisadores e bolsistas realizarão uma apresentação de seus trabalhos, indicando resultados e cenários futuros. Em sua primeira etapa, realizada ainda pela manhã, foram realizadas duas sessões de apresentação de pesquisas.

O discurso de abertura foi realizado pelo Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes, que ressaltou a importância de um evento como o Seminário para o incentivo à pesquisa na UFPI. “A criação deste programa foi uma das grandes ações da nossa gestão em apoio à pesquisa e à pós-graduação. Me sinto feliz em estar reunido com este grupo de pesquisadores que têm contribuído tanto para o crescimento da pesquisa e da pós-graduação na UFPI. E esse evento é muito importante, pois se trata de um momento em que esses profissionais podem prestar contas à comunidade de pelo menos uma parte do trabalho que estão realizando nesta Instituição”, afirma.

Seminário 1.png

Prof. Dr. Arimateia Dantas Lopes, Reitor da UFPI

O reitor ainda destaca a necessidade da pesquisa para a oferta de cursos de graduação de qualidade. “Não é possível ter uma graduação de qualidade sem o suporte da pesquisa e da pós-graduação. E dentro desse pensamento nós criamos vários editais que têm sido fundamentais e refletido, de fato, no crescimento da pesquisa na UFPI. Um exemplo disso é o aumento do número de doutorados da Universidade. Quando assumimos a Reitoria tínhamos apenas 6 cursos de doutorado, hoje já temos 21. Um aumento muito expressivo, e em pouco tempo”, conclui Arimateia.

A primeira sessão foi dedicada às Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Letras e Artes, mediada pela Profa. Dra. Solange Maria Teixeira. “É um prazer mediar essa sessão. Iniciativas como essas são importantes para a melhoria da produção nas Ciências Humanas. Com o edital atual podemos observar esse avanço, que se deve ao investimento em nosso pesquisadores e em suas respectivas pesquisas”, destaca Solange Teixeira.

Seminário 2.png

Profa. Dra. Solange Maria Teixeira

Nessa sessão, foram apresentados os projetos “Maneiras de contar as diferentes narrativas sobre os governos de exceção no Brasil pós 1964”, da Profa. Dra. Cláudia Cristina da Silva Fontineles, e “História e Resistências: a ditadura militar no Estado do Piauí (1964-1985)”, do Prof. Dr. Francisco de Assis Nascimento.

A segunda sessão contemplou a grande área das Ciências Exatas e contou com a participação do Prof. Dr. Edson Cavalcanti da Silva Filho, que atuou como mediador. Segundo o professor, o programa de pesquisa da UFPI se mostra muito exitoso, o que se pode notar “pelo crescimento do número de bolsas e programas de doutorado e pela quantidade de ex-pesquisadores que hoje são bolsistas do CNPq”.

Seminário 3.png

Prof. Dr. Edson Cavalcanti da Silva Filho

Os projetos de pesquisa apresentados nessa sessão foram:

• “Screening de compostos inibidores da enzima acetilcolinesterase direcionados para a doença de Alzheimer, a partir de plantas medicinais”, da Profa. Dra. Chistiane Feitosa;
  • “Investigação de reações catalíticas oxidativas de álcoois, usando nanopartículas mono e bimetálicas”, do Prof. Dr. Edmilson Miranda de Moura;
  • “Gestão do Ciclo de Vida: possibilidades e incertezas nas atividades que demandam brita”, da Profa. Dra. Elaine Aparecida da Silva;
  • “Seleção de Biomarcadores e estratégias de cultivo para tolerância de plantas aos estresses abióticos”, do Prof. Dr. Rafael Miranda;
  • “Gerenciamento pela Lado da Demanda como um Serviço: da teoria à prática”, do Prof. Dr. Ricardo de Andrade;
  • “Identificação de Estruturas e Classificação de Doenças em Imagens Patológicas do Sangue e Rim”, do Prof. Dr. Rodrigo de Melo Veras;