Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento realiza reunião para discutir estudo situacional dos idosos dependentes
Início do conteúdo da página

Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento realiza reunião para discutir estudo situacional dos idosos dependentes

Imprimir
Última atualização em Quinta, 21 de Novembro de 2019, 10h22

gemese 1.jpg

Integrantes do Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem (GEMESE/UFPI)

Objetivando conhecer a situação dos idosos dependentes que vivem com suas famílias e das pessoas que os cuidam, com o intuito de subsidiar propostas para uma “Política sobre a Dependência” no Brasil, tendo como subsídios os princípios do Sistema Único de Saúde: a descentralização, a regionalização, a hierarquização e a participação social, o Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem (GEMESE/UFPI) que tem como líder a Profa. Dra. Maria do Livramento Fortes Figueiredo e coordenado nacionalmente pela Profa. Dra. Maria Cecília Minayo (FioCruz – MS – CNPq), finalizou a coleta de dados, da Pesquisa Multicêntrica intitulada: “Estudo situacional dos idosos dependentes que residem com suas famílias, visando a subsidiar uma política de atenção e de apoio aos cuidadores”.

gemese 2.jpg

Reunião Equipe de Pesquisa Local: Profª Drª Maria do Livramento Fortes Figueiredo (Líder do GEMESE), Graduanda de Enfermagem - Mauriely Paiva de Alcântara e Silva, Mestrando(a): Mariana Lustosa de Carvalho e Luis Fernando Penagos Cubillos e Doutorando(a): Ruth Suelle Barros Fonseca e José Francisco Ribeiro.

De acordo com a professora Maria do Livramento Fortes Figueiredo, a equipe local composta por graduando(as), mestrando(as) e doutorando(as) em Enfermagem UFPI, consolidaram os dados das entrevistas realizadas com: Idosos, Cuidadores Informais (Familiares) e Formais, Profissionais da Atenção Primária e Gestores, seguindo os procedimentos metodológicos do Manual da Pesquisa, produzindo resultados que responderam satisfatoriamente os objetivos propostos.

“Realizamos uma reunião do grupo de pesquisa, na Sala do GEMESE/UFPI para análises e discussões dos dados empíricos com base nas evidências científicas já existentes na literatura nacional e internacional acerca da problemática das fragilidades e vulnerabilidades dos idosos dependentes e seus cuidadores. Assim, realizamos com sucesso esta etapa da Pesquisa com a elaboração de um manuscrito, para posterior submissão na Revista Ciência & Saúde Coletiva, no qual apresentaremos os resultados e as discussões baseadas nas evidências científicas, mostrando as demandas e necessidades dos idosos dependentes e dos seus cuidadores, além de sugerir propostas estratégicas para políticas públicas facilitadoras da atenção a este grupo populacional que cresce aceleradamente no Brasil”, disse.

gemese 3.jpg

A pesquisadora, explica ainda que a equipe está elaborando o Relatório do Estudo no âmbito da cidade de Teresina – PI, além da apresentação dos Resultados para discutir durante o Seminário Nacional da Pesquisa Multicêntrica no Departamento de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli/ CLAVES/ENSP/Fiocruz, que acontecerá no Rio de Janeiro – RJ, nos dias 25 e 26 de novembro de 2019.

Fim do conteúdo da página